Google Maps ganha nova interface focada na experiência do Android Auto

Por Alberto Rocha | 04 de Julho de 2020 às 14h01
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

Apesar do grande foco em tornar a Google Assistente ainda mais integrada a vida das pessoas e até mesmo com um evento marcado para acontecer nesta semana com foco em casa inteligente, a companhia de Mountain View não esqueceu do Android Auto e continua dando atenção ao seu software voltado para fazer a ligação entre o smartphone e automóvel.

Infelizmente nem todos os veículos contam com o sistema operacional equipado e, como alternativa para ajudar os motoristas, a gigante das buscas encontrou no Google Maps a solução perfeita. Segundo informações do XDA Developers, a versão 10.45 do aplicativo traz uma nova interface com foco em melhorar a experiência do usuário com o Android Auto.

Ao ativar o modo navegação no app é possível perceber que agora os menus e banners exibidos na parte inferior da tela estão menores e "flutuam", tornando a visualização do trajeto muito melhor quando usada com a tela do smartphone na horizontal, posição semelhante à vista nos displays dos carros. Na imagem abaixo é possível ver com mais detalhes como ficaram as modificações:

Comparação da antiga e nova versão do Android Auto no Google Maps (Reprodução: XDA Developers)

É importante destacar que as alterações também estão presentes no modo retrato, porém não muito perceptíveis por conta das dimensões da tela.

Google já tentou “sumir” com o Android Auto no passado

Há cerca de um ano a Google anunciou uma reformulação completa para o Android Auto, encerrando o aplicativo e o integrando à Google Assistente através do modo de condução guiado. Entretanto, pouco tempo depois, a empresa voltou atrás na decisão e então disponibilizou um novo app para download chamado “Android Auto p/ tela de smartphone".

Android Auto tem dois aplicativos para smartphone (Reprodução: Google Play Store)

A estratégia, no entanto, causou um pouco de confusão, já que ao pesquisar pelo termo “Android Auto” na Play Store é possível encontrar ambos aplicativos. Com a chegada dessa nova interface à plataforma e agora o app mais antigo fazendo parte do Google Mobile Services, inclusive vindo pré-instalado em alguns dispositivos com Android 10 ou posterior, é esperado que a companhia retome a integração com a Assistente.

Fonte: XDA Developers  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.