Google Mapas ganha modo Wi-Fi e avisos de transporte público

Por Redação | 25 de Julho de 2016 às 12h08

Os usuários de Android que estão utilizando pacotes de dados restritos ganharam uma bela novidade nesta semana. O Google está lançando uma atualização para o aplicativo de Mapas que vai restringir completamente o uso de conexões móveis no sistema, fazendo com que o serviço funcione apenas pelo Wi-Fi.

Trata-se de uma extensão do sistema de mapas offline, que permite aos usuários baixarem as regiões que mais utilizam para a memória do celular, numa maneira de evitar o consumo de dados móveis. Agora, o Google vai além e promete bloquear a utilização dessa conexão, com apenas os arquivos disponíveis no celular, juntamente com o GPS, sendo usados para localização, com o sistema completo estando disponível apenas onde houver rede Wi-Fi.

A interrupção, entretanto, não é total, e o Google explica que, muitas vezes, o uso de uma pequena quantidade de dados móveis é necessário para melhorar a precisão ou realizar alguns ajustes. Por outro lado, a companhia promete que esse total será bastante pequeno, e inúmeras vezes menor que o uso contínuo dos mapas com a conexão 3G ou 4G ativada.

A novidade também vale, por exemplo, para atualização e mudanças. O Google Mapas, agora, será capaz de sincronizar os dados offline com aqueles de sua rede, detectando mudanças em vias, direções de trânsito ou outras características, realizando o update automático das informações baixadas para o dispositivo.

Integrada a essa novidade está também um sistema de alertas de transporte público, que vai informar aos usuários sobre atrasos e problemas nas linhas que ele selecionar como suas mais utilizadas. Essa função funciona também a partir de notificações, mostrando informações mesmo quando o Google Mapas não estiver em uso, mas depende, claro, da integração com prefeituras e empresas das cidades, podendo não estar disponível em todas nem funcionar de maneira precisa.

Todas as novidades estão presentes nos menus de configurações do Google Mapas e, por enquanto, estão disponíveis apenas no sistema operacional Android. De acordo com a empresa, a atualização deve estar disponível para todos, mas está sendo liberada pouco a pouco, de forma a não estressar servidores com uma grande carga de downloads. Não existe previsão para chegada das novidades ao iOS.

Fonte: Android Police

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.