Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google lança prévia do Android Studio 2.2

Por| 18 de Maio de 2016 às 18h05

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre Google

Nesta quarta-feira (18) durante a conferência para desenvolvedores Google I/O 2016, a gigante da web revelou a prévia do novo Android Studio 2.2, a versão mais recente de seu Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE, na sigla original).

O preview pode ser baixado diretamente da página Canary em versões para Windows, Mac e Linux. Para aqueles que já utilizam o Android Studio, é possível checar por atualizações no menu de navegação do Canary em Help > Check for Update on Windows/Linus ou Android Studio > Check for Updates on OS X.

O lançamento da prévia dessa nova versão pegou alguns desenvolvedores de surpresa, isso porque o Google lançou a versão 2.1 do Android Studio há menos de um mês. Na conferência, a gerente de produtos do Android, Stephanie Cuthbertson, mostrou todas as novidades dessa nova versão:

  • Editor de layout: com a nova interface, o editor permite que o usuário arraste e solte widgets da paleta de opção para a tela do aplicativo desenvolvido. O editor também conta com um modo de planta para que você possa inspecionar o espaçamento e alinhamento do layout. Outras funções incluem edições rápidas de widgets, um criador de interface para menu de edição e arquivos de preferências de configuração.
  • Layout limitado: esse gerenciador flexível de layout permite que você crie interfaces dinâmicas sem muito esforço. Ele é distribuído por meio de uma biblioteca acoplada ao Android Studio e compatível retroativamente com a API do Level 9.
  • Inspetor de layout: Nesse modo, você poderá examinar a hierarquia do seu aplicativo e analisar os atributos de cada componente do sistema na tela. O Android Studio cria uma foto de cada hierarquia visualizada do seu app para inspeção, algo que é particularmente útil quando você tenta encontrar um bug.
  • Plugin Firebase: você pode adicionar o Firebase a um aplicativo Android novo ou já existente com a nova tela de assistente, e acessar os recursos do Firebase direto no IDE.
  • Amostra de navegador: Essa opção de menu permite que você encontre amostras de códigos Android baseados no símbolo atualmente destacado no seu projeto. Destaque variáveis, tipos e métodos no seu código e clique imediatamente em "Find Sample Code" para ver os resultados na parte de baixo da caixa.
  • CMake e NDK-Build: Se você usa o Android NDK, poderá construir aplicativos CMake e NDK-Build ao apontar o Gradle nos seus arquivos já existentes.
  • Ferramentas Jack melhoradas: Elementos incrementados e suporte completo para processos de anotação foram adicionados para que você possa explorar recursos Java 8 nos seus projetos existentes.
  • Visualizador de manifestação em fusão: navegue através do seu AndroidManifest.xml e clique na nova aba Merged Manifest para ver como cada módulo do seu AndroidManifest se comporta com as várias dependências do projeto.
  • Espresso Test Recorder: Criar testes agora é fácil com esse app. Rode-o no seu aplicativo em modo debug e ative a gravação, e esse recurso irá capturar os eventos de interface e convertê-los em Espresso Tests que você pode rodar localmente ou mesmo no laboratório Firebase Test.
  • APK Analyzer: Entenda o conteúdo e o tamanho dos diferentes componentes no seu APK, evite problemas com o método de limitação 64K com seus arquivos Dex, faça o diagnóstico de problemas de configuração ProGuard, veja arquivos fundidos no arquivo AndroidManifest.xml e inspecione o arquivo de conteúdos compilados. Essa função pode te ajudar a reduzir o tamanho do seu APK.
Continua após a publicidade

Fonte: Venture Beat