Google lança Android Studio 2.0, nova versão da plataforma de criação de apps

Por Redação | 08.04.2016 às 17:20
photo_camera Divulgação

Para transformar a criação de apps em um procedimento mais rápido e visual, o Google lançou em 2013 o Android Studio, seu sistema integrado de desenvolvimento de software. Três anos depois – e com mais de um milhão e meio de aplicativos na Play Store – a empresa de tecnologia lança o Android Studio 2.0 com várias novidades.

O destaque do lançamento é o "Instant Run", um recurso que permite ao usuário ver instantaneamente mudanças visuais realizadas quando um código do app é alterado, sem necessidade de recompilar o arquivo ou reinstalar a APK. O Google espera que esse recurso agilize ainda mais o processo de editar, criar e testar aplicações.

Além disso, o emulador de dispositivo Android agora possui a habilidade de trabalhar com CPUs com vários núcleos, acelerando em três vezes a velocidade do programa. Para facilitar ainda mais as coisas, recursos como "arrastar e soltar", mudar a orientação da tela, rodar o display, dar zoom, e usar controles multi-toque também poderão ser utilizados pelos desenvolvedores.

Uma vez que o app está pronto, o criador pode subi-lo no Cloud Test Lab do Google. Com isso, seu aplicativo pode ser testado em vários dispositivos nos centros de dados da empresa, para que bugs e conflitos de código possam ser identificados mais facilmente.

Desenvolvedores da games também podem utilizar o novo Desenvolvedor GPU que permite que os gráficos sejam visualizados frame por frame, tornando mais fácil a tarefa de reduzir problemas de renderização. Por último, o "App Indexing" é uma nova ferramenta que visa ajudar os desenvolvedores a inserir seus aplicativos na Play Store de maneira correta.

Via Engadget