Google lança aplicativo para localizar aparelhos Android roubados ou perdidos

Por Redação | 12 de Dezembro de 2013 às 16h24
photo_camera Divulgação

Aos usuários Android que vivem perdendo o celular e não sabem como encontrá-lo depois, aí vai uma ótima dica. O Google lançou o aplicativo "Gerenciador de dispositivos Android", que ajuda usuários a encontrarem seus smartphones e tablets com o sistema operacional em caso de perda ou roubo.

O serviço foi anunciado em agosto de 2013, quando a empresa anunciou a novidade e a disponibilizou apenas por meio de navegadores em desktops. Agora, todos podem acessar o app direto do telefone celular ou tablet, através de um mapa que permite localizar o aparelho e saber quando foi utilizado pela última vez. A partir daí, o usuário pode redefinir o PIN da tela de bloqueio e até apagar todas as informações armazenadas no dipositivo para garantir que nenhum dado seja roubado por terceiros.

O aplicativo já pode ser baixado pela loja Google Play e requer que o smartphone ou tablet tenha, no mínimo, a versão 2.3 do sistema Android. O serviço continua operando em notebooks e PCs normalmente (clique aqui para acessar). Antes do lançamento do Gerenciador de dispositivos Android, os usuários precisavam recorrer a outros programas desenvolvidos para esse tipo de tarefa, como o Prey, o Lockout ou o AirDroid.

Serviços como este já são comuns no sistema operacional iOS, que possui o Find My Phone de forma nativa em iPhones e iPads da Apple. Mas é bom saber que agora o Android também conta com um recurso de geolocalização do aparelho, principalmente se levar em conta que 81% dos aparelhos móveis em todo o mundo rodam o sistema do Google.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.