Publicidade

Google lança beta do Android Q para usuários do Pixel

Por| 13 de Março de 2019 às 19h30

Link copiado!

Google lança beta do Android Q para usuários do Pixel
Google lança beta do Android Q para usuários do Pixel

A Google lançou nesta quarta-feira (13) a versão beta do Android Q para usuários do Pixel. É o quarto ano consecutivo que a Google disponibiliza uma prévia de seu sistema operacional antes do lançamento oficial.

A privacidade é o grande foco do Android Q. Assim como no iOS, a nova versão da Google permite aos usuários controlarem as permissões de aplicativos. Será possível definir se um aplicativo tem acesso à sua localização "nunca, apenas quando o aplicativo está ativo ou sempre".

Isso dá mais privacidade ao usuário. Um aplicativo de comida, por exemplo, precisa da sua localização para realizar entregas, mas ele não precisa ter acesso ao recurso o tempo todo. Agora, será possível definir melhor este tipo de métrica.

Continua após a publicidade

Novas permissões de tempo de execução dão ao usuário mais controle sobre o acesso de aplicativos aos arquivos de fotos, vídeos e áudios. Os aplicativos também ficam impedidos de iniciar uma atividade em segundo plano sem autorização.

Outras alterações de privacidade incluem limitar o acesso ao IMEI do dispositivo, número de série e códigos capazes de identificar o aparelho.

Experiência de navegação

A Google disponibilizará recursos para melhorar a experiência de navegação do usuário. O primeiro é o Sharing Shortcuts, um atalho para o compartilhamento conteúdo.

Continua após a publicidade

"Quando um usuário deseja compartilhar conteúdo como uma foto com alguém em outro aplicativo, o processo deve ser rápido", diz a gigante de tecnologia. "Desenvolvedores também poderão publicar targets que iniciam uma atividade específica com conteúdo anexado em seus aplicativos".

O Android Q também introduz uma nova opção para desenvolvedores, que agora conseguem incluir recursos do sistema operacional em seus aplicativos. "Um navegador poderá exibir um painel com configurações de conectividade como o Modo Avião, Wi-Fi (incluindo redes próximas) e Dados Móveis. Não há necessidade de sair do aplicativo, os usuários podem gerenciar as configurações diretamente no painel", explicou a Google.

Continua após a publicidade

Outra mudança importante é no display. A Google está trabalhando para que a exibição de aplicativos funcione perfeitamente em celulares com telas dobráveis, como o Samsung Galaxy Fold e o Huawei Mate X. A empresa ainda prometeu mais novidades sobre o assunto em breve.

O beta também permite reproduzir mídia no formato AV1 e os recursos de biometria e reconhecimento facial foram aprimorados.

O Android Q disponibilizado nesta semana é uma versão de testes e serve para que a empresa identifique bugs e outros problemas. A Google deve lançar a versão oficial do sistema operacional no segundo semestre deste ano.

Continua após a publicidade

Fonte: 9TO5Google