Google exigirá que empresas gerenciem melhor a energia no Android Marshmallow

Por Redação | 23 de Outubro de 2015 às 08h46
photo_camera Divulgação

O Android Marshmallow já está chegando a alguns aparelhos por aí e uma das grandes melhorias do sistema está relacionada ao gerenciamento de energia. Batizado de "Doze", o sistema é uma espécie de modo de hibernação para economizar a bateria dos smartphones que é ativado quando o usuário não está utilizando o smartphone. A partir disso, o aparelho se comporta como se estivesse em modo avião, desativando diversos sensores e processos em segundo plano para economizar a bateria.

Este recurso por si só já é interessante, mas a notícia fica ainda mais interessante ao saber que o "Doze" deverá ter sua inclusão obrigatória em todos os aparelhos, independente da fabricante. Se as empresas quiserem inserir o Android Marshmallow em seus aparelhos, deverão habilitar o "Doze" para que funcione da maneira como o Google exige.

Este é um movimento estranhamente agressivo de Mountain View, tendo em vista que a empresa sempre deixou que as fabricantes personalizassem o Android de acordo com seus gostos e preferências. Fora isso, o Google também está obrigando as empresas a informar com precisão quais os processos e aplicativos que estão utilizando a bateria do dispositivo, sendo que algumas fabricantes normalmente ocultam tais estatísticas, deixando o usuário sem saber o que está drenando a energia do gadget.

As exigências mostram o quanto o Google está levando a sério a autonomia das baterias em seu novo sistema móvel. Antes, as fabricantes tinham total liberdade para fazerem o que quisessem no Android. Agora, as empresas que fabricam smartphones Android só poderão customizar o sistema caso algumas condições básicas impostas sejam cumpridas, principalmente em relação aos serviços do próprio Google.

Via Gizmodo

Fonte: http://gizmodo.com/googles-getting-serious-about-battery-life-with-the-nex-1737964082