Google começará a avisar sobre anúncios em aplicativos na Play Store

Por Redação | 20 de Novembro de 2015 às 10h17

Os anúncios são uma parte muito importante na indústria de aplicativos para dispositivos móveis. No entanto, sua presença muitas vezes tem sido contestada pelos usuários, ainda mais quando influenciam na forma de interagir com os apps. Levando isso em consideração, o Google começará em breve a informar os usuários sobre aplicativos que contêm anúncios na Play Store.

A medida já está em vigor para os aplicativos pertencentes a seção Família, no qual possuem um aviso específico sobre o suporte de anúncios. A intenção do Google é estender a obrigatoriedade dos avisos para a loja virtual inteira.

A partir de 2016, os desenvolvedores terão que deixar claro se os seus aplicativos incluem anúncios antes de os disponibilizarem na loja. Caso essa regra não seja obedecida, o Google estará no direito de eliminar o aplicativo de sua loja, visto estar violando os termos do Programa para Desenvolvedores da empresa. Em e-mail enviado para os desenvolvedores, Mountain View afirma ser "obrigatório declarar os anúncios contidos para qualquer atualização dos aplicativos".

Google Play ad-suported

Como o aviso "Possui anúncio" estará localizado logo abaixo do botão "Instalar", dificilmente a informação passará desapercebida do usuário. Levando em conta que a Play Store contribui significativamente para o crescimento do Google, a empresa deve ter analisado profundamente dados e informações que revelam o efeito que a notificação de anúncios antes da instalação de aplicativos tem sobre os downloads gratuitos.

O informativo da gigante de buscas também estabelece que os desenvolvedores terão que informar até 01/11/2016 se seus aplicativos possuem anúncios antes que comecem a sofrer penalidades.

Fonte: Google

Fonte: http://thenextweb.com/apps/2015/11/19/google-play-will-soon-warn-you-about-in-app-ads-before-you-download/