Publicidade

Google começa a liberar aplicativos Android que dispensam download

Por| 24 de Janeiro de 2017 às 08h59

Link copiado!

Google começa a liberar aplicativos Android que dispensam download
Google começa a liberar aplicativos Android que dispensam download
Tudo sobre Google

Durante a conferência Google I/O 2016, o gigante da web anunciou uma novidade que deixou todos curiosos: o Instant Apps, uma ferramenta que permite usar aplicativos sem a necessidade de download e instalação via Play Store. Agora, a empresa começou a liberar os primeiros apps para testes.

A ideia do Instant Apps é "quebrar" aplicativos nativos do Android em pequenos pacotes que, por serem realmente pequenos, podem ser executados quase que instantaneamente – e sem a necessidade de ir até uma loja de aplicativos – assim que você clica em uma URL.

O Google disse que tem trabalhado com um pequeno grupo de desenvolvedores ao longo dos últimos meses para testar a experiência do usuário com o novo recurso. A partir desta semana, alguns Instant Apps estarão disponíveis para usuários do Android em um teste limitado, que inclui aplicativos do BuzzFeed, Wish, Periscope e Viki.

No caso do app Tasty do BuzzFeed, por exemplo, é possível abrir o aplicativo e executar tarefas superficiais – como visualizar uma receita – sem a necessidade de instalar a versão inteira do software. A partir daí, o usuário terá a opção de visualizar/usar o que quiser e sair do app, ou então instalar a versão completa sem precisar fazer uma nova pesquisa na Play Store.

Continua após a publicidade

A novidade será liberada aos poucos para todos os usuários do Android, mas a diferença entre a interface e uma página web comum é tão sutil que você pode nem perceber que está usando o recurso. Ao seguir um link de aplicativo, você verá uma interface simplificada do mesmo, e é basicamente assim que você sabe que está usando um aplicativo instantâneo.

Fonte: Android Developers Blog