Google começa a fazer streaming de apps para celulares Android

Por Redação | 19 de Novembro de 2015 às 12h57

O streaming de jogos, por exemplo, ainda é uma realidade incipiente, permitindo que usuários com conexões turbinadas rodem, por exemplo, jogos do PlayStation 3 diretamente no celular. Agora, o Google quer dar uma incrementada nesse tipo de inovação, permitindo que aplicativos Android também sejam utilizados por streaming, mesmo que o software em si não esteja instalado no dispositivo.

Essa é uma das novidades que devem ser aplicadas em breve, como parte de uma série de mudanças nos mecanismos de busca mobile da plataforma. A partir de agora, o Google incluirá não apenas resultados da internet em si, mas também opções de aplicativos, estejam eles instalados ou não no celular. E, no segundo caso, será possível utilizá-los mesmo sem a necessidade de um download, utilizando apenas a internet.

Google streaming apps

A novidade vem de uma concepção do Google de que usuários, muitas vezes, não estão dispostos a baixar um aplicativo caso ele lhes sirva apenas uma única vez. É o caso, por exemplo, de guias de eventos ou pontos turísticos. É para esta categoria de usuários que a novidade é voltada, uma vez que eles, agora, poderão aproveitar todas as facilidades do app em questão sem necessariamente baixa-lo. Para quem está em uma conexão 3G ou 4G, inclusive, a novidade pode ser interessante, pois elimina o peso de um download e foca diretamente na usabilidade.

Baseada em uma tecnologia de cloud computing, a opção de streaming deve começar a ser implementada aos poucos para os usuários ao redor do mundo. Tudo ainda funciona em estágio Beta, por isso, o Google pretende fazer uma liberação segmentada da novidade para garantir que tudo esteja ativo como deveria. O lançamento começa pelos Estados Unidos e ainda não tem data para chegar ao Brasil.

Mas antes que você, com um aparelho antigo, passe a pensar que poderá jogar os melhores jogos do mercado, isso ainda não parece ser o caso. De acordo com a gigante, apenas usuários da versão Lollipop do Android poderão fazer uso da novidade, por enquanto. E somente pelo aplicativo do Google por uma conexão Wi-Fi. A ideia, entretanto, é ir expandindo esse suporte ao longo do tempo.

Fonte: Google Inside Search, Pocket Lint

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.