Google anuncia que próxima geração do Android utilizará OpenJDK ao invés de Java

Por Redação | 30 de Dezembro de 2015 às 11h41

O Google está preparando algumas importantes mudanças para a próxima geração do Android, conhecido até agora apenas como Android N. Como a grande maioria dos aplicativos para o sistema móvel do Google utiliza código Java, assim como a interface do próprio Android, a empresa quer diminuir essa dependência.

Um dos meios para fazer isso é o chamado projeto Sky, que utiliza a linguagem de programação Dart ao invés do Java, algo que o Google está trabalhando para o longo prazo. Essa mudança melhorará a capacidade dos aplicativos rodarem de maneira mais estável, com maior rapidez e de maneira responsiva.

Mas como o projeto Sky é um plano apenas para o futuro e o Google quer acelerar a independência do Android, a empresa anunciou que não quer mais depender das APIs de propriedade da Oracle e vai utilizar apenas o OpenJDK de código aberto. Um porta-voz do Google declarou que "o Android continuará sendo construído sobre a colaboração da comunidade open-source".

"Em nossa próxima versão do Android, pretendemos mover as bibliotecas de linguagem do Android Java para uma abordagem baseada em OpenJDK, resultando em uma criação de uma base de código comum para os desenvolvedores, que irá facilitar o desenvolvimento de aplicativos e serviços", afirmou o porta-voz.

Ao ser analisado o código base do Android, foi descoberto que o Google está trabalhando nesta alteração desde o mês de fevereiro deste ano. Dessa forma, a companhia não dependerá mais da tecnologia da Oracle em seu sistema operacional.

Fonte: VentureBeat

Fonte: http://developers.slashdot.org/story/15/12/29/2255234/google-confirms-next-android-version-wont-use-oracles-proprietary-java-apis?utm_source=rss1.0mainlinkanon&utm_medium=feed