Google anuncia o Voice Access, que promete melhorar a acessibilidade do Android

Por Redação | 11 de Abril de 2016 às 21h40
photo_camera http://static.trustedreviews.com/94/000032922/16dc/OK-Google

Apesar de ter prometido essas novidades para o ano passado na I/O 2015, a Google anunciou em seu blog hoje (11), um conjunto de mudanças que visam melhorar a acessibilidade no Android. Os aplicativos chamados Voice Access e Accessibility Scanner permitem a um usuário com dificuldades, controlar quase tudo no smartphone por meio de comandos de voz. Além disso, o segundo app anunciado serve como uma ferramenta para os desenvolvedores, indicando se seus aplicativos estão adaptados às pessoas com necessidades especiais.

Voice Access

Utilizamos o comando para abrir o aplicativo de mensagens > Nova mensagem (6) > Digitar mensagem

Com os lançamentos juntos do já conhecido Google Talkback, a empresa espera atingir um nível de qualidade superior no que diz respeito a acessibilidade no Android. O Voice Access, por exemplo, consegue compreender tanto comandos simples quanto "Abra o YouTube" como também numera todos os elementos da tela para que você possa selecioná-los apenas falando o número do item em questão. O funcionamento do assistente é bem simples, basta dizer o seu comando e voilá.

Acessibility Scanner

Já o Accessibility Scanner é voltado para quem desenvolve outros apps. Com a ferramenta os devs poderão verificar o quanto seus aplicativos estão adaptados às pessoas com dificuldades para operar um smartphone ou tablet. As mudanças sugeridas pelo scanner geralmente dizem respeito ao tamanho dos elementos e a disposição de conteúdos na tela. Além dos aplicativos, foram anunciadas melhorias também no Android N: agora os serviços de acessibilidade são oferecidos assim que você liga o dispositivo pela primeira vez. Bacana, não é?

Outra mudança interessante é que a partir de hoje o Google Docs passa a permitir que você edite textos com comandos de voz, assim fica muito mais fácil pra quem não pode interagir com telas ou teclados. Em nossos testes, verificamos que tudo isso só funciona quando o sistema está configurado para o inglês, caso contrário, os comandos não são compreendidos.

O Google ainda não se pronunciou se pretende disponibilizar os conteúdos em outros idiomas como o português do Brasil. Vale lembrar que os aplicativos estão em fase beta, para baixá-los você precisa se inscrever aqui e prosseguir para o download na Play Store.

Fonte: Google

Fonte: Google, 9to5Google

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.