Google agora permite "pré-venda" de apps na Play Store

Por Redação | 12 de Maio de 2015 às 07h54

Os fãs de games ou dispositivos de tecnologia já estão acostumados com sistemas de pré-venda, que permitem a encomenda antecipada de um produto antes mesmo que ele seja lançado. Agora, o Google está aplicando uma dinâmica parecida também ao mundo dos apps para Android lançando um sistema de pré-registro que permitirá aos mais ansiosos acesso imediato aos softwares que tanto aguardam no momento em que eles forem lançados.

O primeiro produto a contar com a funcionalidade do tipo é o jogo Terminator Genisys: Revolution, baseado no novo episódio da franquia O Exterminador do Futuro, que chega aos cinemas brasileiros em 2 de julho. Produzido pela Glu, o título já tem uma página no ar com screenshots e vídeo, mas nada de data de lançamento. Os interessados, porém, podem se cadastrar para receberem uma notificação no exato momento em que o game estiver disponível para download.

Alguns elementos, comuns em pré-vendas tradicionais, porém, ficaram de fora. Aparentemente, informações importantes como data de lançamento e, principalmente, compatibilidade com aparelhos não são obrigatórias para cadastrar um aplicativo ainda em desenvolvimento. Qualquer um, por exemplo, pode se cadastrar para ser avisado quando Terminator Genisys: Revolution estiver à disposição, mas nem todos podem ser capazes de baixá-lo, o que, potencialmente, pode chatear alguns usuários.

Android pre-register

Por outro lado, a novidade parece ser uma boa alternativa para que empresas e desenvolvedores possam fazer uma divulgação adicional de seu trabalho. Isso se torna verdade, principalmente, quando se fala em softwares que chegam primeiro ao iOS, por exemplo, e se tornam bastante populares. Quando isso acontecer, os responsáveis já podem criar suas páginas e ter uma noção do sucesso que farão quando aterrissarem também no Android.

Como boa parte de suas novidades, porém, o Google parece ter implementado esta de forma sorrateira. Por enquanto, a Glu é a única companhia a contar com um produto cadastrado para registro prévio e a dona do Android não comentou se essa funcionalidade estará disponível para todos os produtores de software.

Fonte: CNET

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.