Gmail, YouTube e Google Maps não vão mais funcionar em Androids muito antigos

Gmail, YouTube e Google Maps não vão mais funcionar em Androids muito antigos

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Agosto de 2021 às 10h05
(Imagem: Reprodução/ Rodion Kutsaev/Unsplash)

A partir de 27 de setembro, o Google não vai mais permitir login da conta da empresa em dispositivos Android com versões 2.3.7 ou inferiores. A entrada é requisito básico para funcionamento dos Serviços Google, o qual dá acesso a Gmail, YouTube, Maps e praticamente toda a gama de apps da companhia.

Esta versão ficou conhecida como Gingerbread e foi lançada em dezembro de 2010. Quem tentar logar a partir da data final receberá uma mensagem de erro, sem qualquer possibilidade de resolução. A falha também deve ocorrer quando o usuário tentar fazer uma redefinição de fábrica, se houver mudança da senha (o que exigiria novo login) e caso haja adição de nova conta no dispositivo.

O Android 2.3.7 também é conhecido como Gingerbread (Imagem: Reprodução/Google)

A expectativa é que o anúncio afete menos de 1% de dispositivos ativos em todo mundo — provavelmente tablets e telefones celulares muito antigos (caso ainda esteja usável). Caso seja possível, o Google recomenda a atualização para o Android 3.0 ou mais recente para não ter o problema.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Segundo a criadora do sistema operacional, quando a mudança for concluída, apenas alguns serviços do Google (a empresa não especificou quais) poderão ser usados pelo navegador. Assim, é bom não arriscar e tentar atualizar o quanto antes.

Fonte: Google  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.