Gmail, Drive e outros apps da Google vão ganhar novo design no Android; confira

Por Jessica Pinheiro | 24 de Julho de 2018 às 11h41
Google
Tudo sobre

Google

A cada novo dia o Material Design está mais próximo de ser adotado por todos os apps da Google. Para acalmar um pouco os ânimos dos mais ansiosos pelas mudanças, a gigante das buscas lançou um vídeo que mostra elementos do visual que irão dominar seus aplicativos no Android, além de apresentar conceitos atualizados para serviços e apps.

Pegando carona na apresentação das diretrizes de design que rolou originalmente em 2014, o novo vídeo destaca vários elementos reformulados, tais como barras de pesquisa com cantos ligeiramente arredondados, barra de aplicativos inferior e ações de movimentação flutuante (FAB) reformuladas e bem coloridas. Também é mostrado esse visual tanto em dispositivos móveis quanto na web para que fique claro como o sistema é dimensional e pensado para funcionar em diferentes plataformas.

A fonte Gooogle Sans agora funciona em uma variedade de tamanhos de tela e em vários idiomas, tamanhos e símbolos. Também é destacado um novo sistema de ícones, que passam a ser contornados com cores opacas e com o interior do desenho tingido de branco. As cores e os componentes estão disponíveis para todos os desenvolvedores usarem em seus aplicativos e serviços, bem como um novo indicador de guia arredondada, botões animados e mais.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Perto do final da prévia, são exibidos alguns aplicativos da Google atualizados com o Material Design, com o Gmail para Android parecendo uma versão web reduzida, só que com uma barra de apps inferior e o menu de navegação à esquerda. A FAB aqui é usada nos e-mails e na pesquisa. Arquivos anexados, por sua vez, aparecem in-line.

(Imagem: XDA Developers)
(Imagem: XDA Developers)

Já o Google Fotos, nas plataformas mobile, ganhou um redesign de ícones na barra inferior e no restante da interface, enquanto nas versões web há uma variante parecida com o design atual, mas com um menu lateral com ícones atualizados e um novo FAB no topo para os uploads e criação de álbuns. As datas exibidas na separação das imagens, inclusive, estão maiores.

O Google Drive ganha um novo design no feed principal em dispositivos moveis onde, com a página inicial exibindo os arquivos com ícones de prévia grandes e seus comentários. Outras seções visíveis na barra inferior incluem Starred e Sharing (Preferidos e Compartilhamentos, em tradução livre), embora o app mantenha um menu de navegação mesclado com a barra de pesquisa no topo. Ao tocar em um arquivo, uma nova janela arredondada mostra os comentários e respostas inteligentes.

(Imagem: 9to5Google)

O Google Viagens, por sua vez, mostra futuras viagens e uma seção Explorar expandida para outras cidades. As viagens feitas no passado são mostradas logo embaixo. E, por fim, no App do Google, a barra de pesquisas na parte de baixo passará a conter atalhos rápidos para pesquisas tanto por texto quanto por voz, ao passo que locais são exibidos in-line nos resultados e sugestões durante as pesquisas.

Vale ressaltar, porém, que muitos conceitos mostrados no vídeo de 2014 do Material Design nunca se tornaram produtos ou projetos reais, então é bom manter um pouco a calma sobre a implementação de todo esse redesign. Embora bonito e intuitivo, ainda é uma prévia e a Google não se manifestou sobre quando pretende lançar a reformulação em seus apps.

 

Fonte: 9to5Google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.