Função de janelas flutuantes pode ser lançada já no Android N

Por Redação | 15 de Março de 2016 às 10h36

O Android Marshmallow foi decepcionante em um quesito: a falta de suporte a multijanela. Porém, a versão do sistema móvel do Google trouxe indícios de que o recurso de janelas flutuantes poderia estar chegando ao Android N. De acordo com documentos de desenvolvedores, o Google está com planos para incluir, eventualmente, o recurso na versão seguinte do Android. No entanto, já seria possível ver tal recurso no Android N.

Tecnicamente, já é possível ter várias janelas flutuantes no Android. A Samsung, por exemplo, já utiliza uma funcionalidade similar em seus tablets e phablets. Recentemente, a Jide Technology, através do Remix OS, também cumpriu a promessa de levar o multitarefa e as janelas flutuantes para o robozinho verde. No entanto, apesar dos diversos exemplos existentes, essas funções são consideradas hacks ou truques não-oficiais. Eles não estão diretamente ligados ao desenvolvimento do aplicativo e nem sempre podem funcionar conforme o pretendido.

Remix OS

Embora agora haja suporte da API do Google, isso não significa necessariamente que a implementação do recurso seja perfeita. No entanto, os desenvolvedores de aplicativos pelo menos terão certeza de que há algum nível de estabilidade, ou que pelo menos podem contar com o apoio dos próprios desenvolvedores do Google. A API permite que os desenvolvedores definam um padrão de largura e altura mínimas para seus aplicativos. Ela também possibilita aos desenvolvedores ignorar o modo de janelas flutuantes caso a aplicação assuma a tela inteira.

A decisão de usar ou não o recurso está sendo deixada nas mãos das OEMs, bem como os desenvolvedores de aplicativos. A documentação observa como os fabricantes de dispositivos podem optar por ativar o modo de janelas flutuantes e também que os desenvolvedores de apps podem escolher como irão utilizá-lo. Isso pode significar que o Google está limitando o recurso aos tablets, laptops 2 em 1 e computadores all-in-one. Dada a forma como os phablets funcionam, eles também poderiam ganhar suporte à funcionalidade.

Ao que tudo indica, esse é apenas um primeiro passo. O recurso de janelas flutuantes no Android está claramente em teste e é provável que vejamos o recurso em todos os aparelhos apenas no Android O. No entanto, dada a maneira como as coisas estão progredindo, não seria surpresa se o Google disponibilizasse a função ainda este ano no Android N.

Via SlashGear

Fonte: http://www.slashgear.com/freeform-floating-windows-might-be-in-android-n-after-all-15431732/

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.