Facebook disponibiliza Instant Articles para todos os usuários de Android

Por Redação | 16.12.2015 às 18:59
photo_camera Divulgação/Facebook

Anunciado em maio deste ano, o Instant Articles, ferramenta do Facebook que permite uma forma de publicação avançada para alguns veículos de notícias dentro da própria plataforma, já está disponível para todos os usuários do Android. Até então, o app tinha presença restrita na plataforma do Google e funcionava para todo mundo somente no sistema rival, o iOS.

Ao todo, mais de 350 veículos em todo o mundo já participam do programa, que tem como principal objetivo fazer com as pessoas saiam cada vez menos da rede social. Da mesma forma que aconteceu com a implementação de uma plataforma de vídeos dentro do Facebook, permitindo a reprodução de conteúdos deste tipo sem a necessidade de ir ao YouTube ou ao Vimeo, agora, a plataforma de Mark Zuckerberg pretende repetir o mesmo com o consumo de notícias e reportagens.

Para isso, o Instant Articles pretende ser uma plataforma avançada de publicação, como se a nova ferramenta rivalizasse com o Medium ou com o Wordpress nesse sentido. Ela é personalizável e simples para quem publica e rápida e imersiva para quem lê. No Brasil, 13 páginas já trabalham com este tipo de conteúdo — clique aqui para ver a lista completa.

Instant Articles no Android

Ícone presente na imagem de destaque (esquerda) indica o funcionamento do Instant Articles. (Foto: Reprodução/Android)

Para saber se um conteúdo funciona dentro do Instant Articles, verifique se há um ícone em forma de raio presente no canto superior da imagem de destaque; se houver, basta tocar sobre o link e ele será carregado instantaneamente. O Facebook informa que o contato entre a rede social e os criadores de conteúdo é contínuo, portanto a companhia está ouvindo a opinião de quem já trabalha com a nova plataforma de publicação a fim de torná-la cada vez mais eficaz.

Fonte: Facebook