Dispositivos Android com processadores Intel poderão rodar apps do Windows

Por Redação | 12 de Outubro de 2015 às 11h28

Em breve, dispositivos Android serão capazes de executar aplicativos completos do Windows. A novidade será realizada com o CrossOver e o Wine, que estão chegando para a plataforma mobile do Google. Os serviços já são utilizados por usuários Mac que necessitam de um aplicativo Windows que não está disponível no sistema operacional da Apple.

O CrossOver e o Wine são ferramentas que funcionam como um emulador do ambiente Windows, permitindo que os aplicativos do sistema da Microsoft possam rodar em outras plataformas. O Wine é uma camada open source de compatibilidade do Windows, enquanto que o CrossOver é uma versão comercial e personalizada do próprio Wine desenvolvida pela Code Weavers.

Porém, infelizmente, o CrossOver e o Wine poderão trabalhar apenas em dispositivos Android com processadores Intel x86 e x64, o que restringe severamente o número de dispositivos compatíveis. A grande maioria dos smartphones e tablets Android é baseada em arquiteturas ARM e possuem processadores de outras fabricantes, como Qualcomm e TMSC.

Mesmo smartphones com as características apresentadas acima, como o Asus Zenfone 2, não poderão executar todos os aplicativos do Windows existentes. Apesar disso, muitos apps serão compatíveis e se você deseja ver a lista completa destes softwares basta clicar aqui.

Outra desvantagem é que os aplicativos do Windows não são otimizados para dispositivos touchscreen, problema que os usuários de tablets com Windows não sofrem.

Apesar dos prós e contras, a Microsoft vem trabalhando em soluções para levar softwares do seu sistema operacional de mesa para o sistema móvel do Google, lançando muitos apps especificamente para o sistema.

Fonte: Phone Arena

Fonte: http://www.phonearena.com/news/Intel-based-Android-devices-will-soon-be-able-to-run-Windows-apps-via-CrossOver_id74534

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.