Rumor | Descubra se seu smartphone deve receber o novo Android P

Por Ares Saturno | 22 de Maio de 2018 às 10h08

Durante o primeiro dia de Google I/O, muito se falou sobre o Android P, o novo sistema operacional móvel da Google que será voltado para a Internet das Coisas (IoT). A nova versão está a caminho e, caso você tenha um Google Pixel, Google Pixel 2, Sony Xperia XZ2, Xiaomi Mi Mix 2S, Nokia 7 Plus, Oppo R15 Pro, Vivo X21, OnePlus 6 ou Essential PH-1 pode testar a versão beta do Android P desde já.

Entretanto, a lista dos smartphones que receberão suporte ao Android P está começando a surgir, o que significa que haverá um número significativo de telefones com a novidade ainda em 2018, já que o sistema operacional deve ser oficialmente lançado em agosto. Quer saber quando a inovação vai chegar ao seu smartphone? O pessoal do Digital Trends conversou com as principais fabricantes de smartphones com Android para descobrir exatamente isso, então se liga na lista abaixo:

Alcatel

Não se sabe quais modelos da Alcatel estarão prontos para o Android P (Imagem: Alcatel)

A Alcatel informou que não tem informações sobre o suporte para o Android P em seus aparelhos. Alguns deles ainda estão recebendo o Android Nougat, o que abre questionamentos sobre a possibilidade de nenhum dos telefones atuais da marca suportarem o sistema operacional.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

ASUS

Asus divulgará nos próximos meses quais de seus modelos terão suporte ao Android P (Imagem: Asus)

Segundo a Asus, seu calendário oficial de lançamento do Android P ficará pronto nos próximos meses. Por enquanto, os smartphones da marca que serão agraciados com a novidade são:

BlackBerry

Três modelos da BlackBerry talvez recebam o Android P (Imagem: BlackBerry)

A BlackBerry não divulgou um calendário oficial para a recepção do sistema operacional, mas os modelos que podem vir a receber a novidade futuramente são:

Essential

Quem tem um Essential Phone (PH-1) já pode testar o beta do Android P (Imagem: Essential)

Listado como um dos smartphones que já contam com suporte ao Beta do Android P, o Essential Phone (PH-1) provavelmente também estará na lista dos primeiros aparelhos que oferecerá suporte à versão final do sistema operacional.

Google

Os aparelhos da linha Nexus foram deixados de fora da novidade (Imagem: Google)

Obviamente, os modelos da família Google Pixel estarão prontos para suportar o Android P assim que ele for lançado. Segue a lista dos smartphones que receberão o SO, que infelizmente não inclui os aparelhos da linha Nexus:

HMD Global - Nokia

O Nokia 7 Plus está listado para testar desde já a versão beta do Android P (Imagem: Nokia)

Todos os telefones da HMD têm suporte para o Android One, então a expectativa é que muitos dos lançamentos da companhia em 2017 e 2018 venham a receber o Android P quando o sistema for lançado. A HMD também conta com um modelo que já pode sentir o gostinho da versão beta, o Nokia 7 Plus.

Veja, abaixo, a lista de modelos que devem receber o SO assim que ele for lançado:

Honor

Seis modelos da Honor talvez tenham suporte ao Android P (Imagem: Honor)

A Honor não se pronunciou quanto ao suporte ao Android P nos seus aparelhos, mas é possível que os seguintes aparelhos recebam a novidade:

  • Honor 10;
  • Honor View 10;
  • Honor 9 Lite;
  • Honor 7X;
  • Honor 7A;
  • Honor 7C.

HTC

Quatro modelos da HTC talvez recebam o Android P (Imagem: HTC)

A HTC também não falou quais seriam os seus modelos prestes a receberem o Android P, mas é possível que o SO seja suportado pelos smartphones abaixo:

Huawei

Alguns dos smartphones da Huawei podem oferecer o Android P futuramente (Imagem: Huawei)

Apesar de não ter divulgado quais serão os modelos a receberem o sistema operacional, acredita-se que o Android P chegará para os seguintes produtos da Huawei:

LG

Três modelos da LG talvez recebam suporte ao Android P (Imagem: LG)

A LG não informou quais de seus produtos receberão o Android P, mas acredita-se que ele será suportado pelos seguintes modelos:

Motorola - Lenovo

Alguns dos aparelhos da Motorola talvez recebam o Android P (Imagem: Motorola)

Também sem confirmações por parte da empresa, acredita-se que o Android P estará nos seguintes aparelhos da Motorola:

OnePlus

Além do OnePlus 6, o OnePlus 5 e 5T podem vir a suportar o Android P (Imagem: OnePlus)

O OnePlus 6 consta na lista de aparelhos que podem desfrutar do open beta, o que pode indicar que ele também seja um dos primeiros a receber suporte à versão definitiva do Android P. Além dele, é possível que estes outros modelos também venham a oferecer o suporte:

Oppo

O Oppo R15 já pode testar o beta do Android P (Imagem: Oppo)

O Oppo R15 já está oferecendo o teste beta do Android P, o que indica que futuramente ele pode estar na lista dos primeiros aparelhos a receberem a versão final do sistema. Além dele, veja a lista de outros modelos da OPPO que podem receber a novidade:

  • Oppo R15 Pro;
  • Oppo A83;
  • Oppo F7;
  • Oppo R11s;
  • Oppo F5;
  • Oppo F5 Youth.

Razer

O Razer Phone talvez venha a receber o Android P (Imagem: Razer)

A empresa ainda não anunciou quais modelos receberão o Android P, mas acredita-se que o Razer Phone venha a oferecer suporte ao sistema operacional quando ele for oficialmente lançado.

Samsung

Espera-se que os lançamentos recentes da Samsung recebam o Android P (Imagem: Samsung)

A empresa ainda não divulgou quais de seus produtos receberão o Android P, mas acredita-se que seus últimos lançamentos estejam na lista:

Sony

Sony Xperia ZX2 já pode testar o beta do Android P (Imagem: Android Pit)

O Sony Xperia XZ2 está na lista de smartphones que podem participar do open beta do Android P desde já. Além dele, espera-se que estes outros aparelhos também venham a oferecer o suporte futuramente:

Vivo

Dois modelos da Vivo participam do open test (Imagem: Vivo)

Dois dos modelos da Vivo já estão aptos a testar a versão beta do Android P: Vivo X21 e Vivo X21UD. Além deles, é possível que o Vivo V9 também ganhe suporte com o lançamento oficial do sistema operacional.

Xiaomi

Já é possível testar o Android P no Xiaomi Mi Mix 2S (Foto: Xiaomi)

Com o Xiaomi Mi Mix 2S listado como apto ao teste beta do Android P, é possível acreditar que ele será um dos primeiros aparelhos a oferecer suporte para a versão final. Além dele, há outros aparelhos que poderão rodar o novo sistema da Google:

ZTE

ZTE está em uma situação complicada (Foto: Reprodução)

A ZTE não anunciou nada sobre seus smartphones suportarem o Android P. A fabricante chinesa encontra-se banida dos EUA e não pode mais fazer negócios com a Qualcomm ou com qualquer fabricante de componentes estadunidense. Além disso, há rumores que a ZTE talvez perdesse o direito de oferecer suporte ao Android em seus próximos lançamentos, como parte do veto de Donald Trump.

Recentemente, entretanto, Trump voltou atrás e disse que iria apoiar a recuperação da fabricante chinesa, colocando mais uma pitada de incerteza sobre como ficará esse cenário.

Fonte: Digital Trends

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.