Cyanogen anuncia plataforma de modificações de aplicativos para o Android

Por Redação | 22.02.2016 às 15:05
photo_camera Reprodução/Cyanogen

A Cyanogen Inc. é companhia responsável pelo CyanogenMod, a ROM que oferecia uma experiência baseada no Android, mas um tanto quanto diferente do sistema operacional mobile do Google. A mais recente novidade do grupo é o lançamento da plataforma Cyanogen MOD, que, apesar do nome parecido, nada tem a ver com a versão modificada do Android.

A MOD foi apresentada durante a conferência da Cyanogen na MWC 2016, em Barcelona, e promete acesso integral dos desenvolvedores às APIs nativas de aplicativos. Com isso, o recurso garante maior integração dos apps com o sistema operacional, afinal será possível acessar áreas anteriormente reservadas apenas aos desenvolvedores do SO. Em suma, será possível criar modificações em jogos e aplicações, tal qual já ocorrem em games para PC.

No comunicado divulgado à imprensa, a Cyanogen detalha algumas possibilidades do MOD, como trocar o sistema de chamadas convencional do seu Android pelo Skype — que usa o pacote de dados e a internet WiFi em vez de seus créditos para realizar ligações —,integrar o assistente Cortana, da Microsoft, ao Android ou ainda usar a função Hyperlapse, igual ao do Instagram, como um modo de captura dentro do app nativo de câmera do sistema do Google. Enfim, uma série de modificações básicas e que permitem ao usuário extrair mais do smartphone, tornando-o mais adaptado ao seu próprio uso.

Lançamento em breve

O MOD está programado para chegar aos usuários junto da atualização do Cyanogen OS 13, construído com base no Android 6.0 Marshmallow. A plataforma poderá ser útil tanto para desenvolvedores quanto para usuários finais que, sabendo como manipular a ferramenta, poderão utilizá-la para realizar modificações no Android. A Cyanogen vai oferecer um kit de desenvolvimento para fabricantes com o guia básico para a criação de novos mods.

No momento do lançamento, a plataforma já conta com seis mods — Skype, Cortana, Hyperlapse, OneNote, TrueCaller e tela de bloqueio social. Para mais detalhes a respeito da novidade, confira o site oficial do Cyanogen MOD.

Fonte: Cyanogen