Cortana ganha função para substituir Google Now no Android

Por Redação | 10 de Agosto de 2015 às 10h37

Depois de estabelecer sua assistente de voz no Windows 10 e no Windows Phone, a Microsoft agora quer estender suas garras também para o Android. Em uma nova versão Beta da Cortana, a empresa adicionou uma função que permite que os usuários substituam o Google Now, mantendo a moça como seu auxílio sonoro no sistema operacional.

A mudança vale para o atalho de assistência de voz, ativado quando se pressiona o botão Home por alguns segundos. Apesar do Google Now também poder ser ativado de outras maneiras, como por meio da barra de pesquisas ou da busca por voz no navegador Chrome, o pressionamento é a principal maneira de se interagir com o sistema e a possibilidade de utilizar a Cortana como padrão pode acabar sendo providencial não apenas para os usuários que a preferem, mas também como uma forma de melhorar seus números de utilização.

Além disso, outra possibilidade que ainda não foi implementada – nem deve chegar – é a de ativar a assistente simplesmente falando “Ei, Cortana”. Nesse caso, as limitações do sistema operacional Android impedem que o recurso seja adicionado e que o celular permaneça ouvindo o que acontece nos arredores aguardando seu comando de inicialização.

Por enquanto, a novidade está disponível apenas para quem faz parte do programa de testes Beta para os apps da Microsoft. Não se sabe ao certo quando a funcionalidade vai chegar a todas as versões da Cortana. Quem recebeu a atualização para testes, também, só conta com a versão em inglês da assistente de voz.

Fontes: The Verge, Microsoft News

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.