Confirmado: nome do novo Android é mesmo Oreo! Veja o que há de novo

Por Patrícia Gnipper | 21 de Agosto de 2017 às 15h29

Nesta segunda-feira (21), o Google prometeu lançar o novíssimo Android O durante o pico do eclipse solar, transformando o evento em uma comemoração internacional dupla. O vídeo com uma animação confirmando a nomenclatura Android Oreo foi exibido ao vivo por streaming — e foi interrompido logo após a revelação, deixando todo mundo esperando por mais (e muita gente indignada pelo fato de a grande revelação ter sido somente isso mesmo, sem apresentar nenhum novo recurso do sistema operacional).

Mas você pode conferir a seguir a animação que confirmou os rumores de que o biscoito recheado seria, mesmo, o nome do novo Android:

Ainda que o streaming não tenha anunciado nenhuma novidade quanto aos recursos e funcionalidades do novo Android, seu site oficial já está no ar e revela algumas coisas que surgem com o Android Oreo.

Novos botões de acessibilidade foram incluídos à barra de navegação do sistema, que permitem o acesso rápido para esses recursos. Para usuários com limitações quanto à leitura de textos, agora é possível otimizar a experiência de áudio, e os desenvolvedores do sistema também criaram uma maneira de o usuário destacar notificações com uma fonte maior.

Mais inteligente e com navegação fluida, o Android 8.0 traz o recurso picture-in-picture: com ele, você pode escrever mensagens, navegar na internet ou ler e-mails enquanto assiste a vídeos do YouTube, ou está em uma chamada de vídeo, sem precisar mudar de uma tela para outra.

Com o Android Oreo, o usuário pode controlar ainda melhor os apps que permanecem rodando em segundo plano, a fim de melhorar a performance do aparelho e também segurar melhor a carga da bateria. O sistema suporta, agora, cores ainda mais ricas e vibrantes nos ícones dos aplicativos, deixando o visual do Android mais atraente, com fontes personalizadas. E 97% das impressoras usadas em todo o mundo passam a ser compatíveis com o Android Oreo, graças a uma integração com aparelhos certificados pela Morpria Alliance.

O usuário poderá escolher ainda melhor quais notificações serão exibidas e quais ele não deseja visualizar na tela do smartphone, e o recurso “snooze” surge para que você escolha receber aquela notificação mais uma vez, para não se esquecer de conferi-la mais tarde.

Outra novidade é o Instant Apps, que permite acessar aplicativos mesmo sem ter feito o download. Além disso, há também o preenchimento automático de logins, para agilizar seu acesso a apps que exigem a autenticação.

Quanto à segurança, o novo Android traz o Google Play Protect incorporado ao status de segurança nas configurações do dispositivo. Esse recurso detecta e remove aplicativos considerados prejudiciais pelo Google, que já analisa diariamente quase 60 bilhões de apps para sua segurança.

Já caso tenha seu smartphone perdido ou furtado, o Encontre Meu Dispositivo surge para que o usuário localize e bloqueie o aparelho à distância, e os controles de instalação de apps e configurações de privacidade foram aprimorados. Por fim, mais de 60 novos emojis foram incluídos ao sistema do robozinho verde — tudo para deixar suas conversas ainda mais animadas e divertidas.