Publicidade

Google avisa que Android ainda pode considerar horário de verão; veja a solução

Por| 30 de Outubro de 2020 às 19h50

Link copiado!

Google avisa que Android ainda pode considerar horário de verão; veja a solução
Google avisa que Android ainda pode considerar horário de verão; veja a solução

Quando ainda tínhamos o horário de verão, em 2018, um erro sistêmico fez com que celulares e PCs pelo país afora se antecipassem no ajuste, fazendo com que esses dispositivos adiantassem o relógio em uma hora, pegando muita gente de surpresa. A falha ocorreu duas vezes — nos dias 15 e 20 do mês em questão — sendo que a programação inicial seria oficialmente apenas no dia 4 de novembro daquele ano.

Depois que o erro foi corrigido pelas operadoras, no dia 26 de abril de 2019, o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto que extinguiu o horário de verão. A decisão foi baseada em recomendação do Ministério de Minas e Energia, que apontou pouca efetividade na economia energética, e estudos da área da saúde sobre o quanto o horário de verão afeta o relógio biológico das pessoas.

Com isso, o problema de ajuste antecipado em uma hora não ocorrerá em 2020, certo? Não é bem assim. O Google alertou nesta sexta-feira (30) que alguns celulares Android podem adiantar os relógios automaticamente à meia-noite do domingo (1).

Mudanças e impactos no seu celular com o fim do horário de verão

Continua após a publicidade

Nos últimos três anos, o governo brasileiro realizou alterações no horário de verão. A data de início passou do terceiro domingo de outubro para o primeiro domingo de novembro até a assinatura do decreto que determinou o fim da mudança. Todas essas modificações impactam diretamente no Banco de Dados Global da IANA (em português, Autoridade para Atribuição de Números de Internet), que é utilizado por smartphones e dispositivos eletrônicos para garantir que você esteja sempre na hora certa, onde quer que esteja.

Na prática, isso significa que alguns celulares, possivelmente, não tenham a informação necessária para evitar que o relógio dos aparelhos seja alterado automaticamente. Logo, eles entendem que o horário de verão ainda está valendo e há boas chances de que eles adiantem, mais uma vez, o relógio do seu smartphone Android em uma hora.

Como evitar problemas no seu celular Android com o fim do horário de verão

Para não correr o risco de ter o relógio do seu celular adiantado e perder compromissos (ou chegar bem mais cedo neles), você pode definir a hora manualmente antes da meia-noite do domingo, dia 1º de novembro, data em que começaria o horário de verão. Para isso, basta seguir este passo-a-passo:

Continua após a publicidade

1 - Entre no menu Configurações do seu celular Android e procure o item chamado “Sistema”; depois, escolha “Data e Hora” ou algo similar (em alguns aparelhos talvez não seja necessário passar pelo menu “Sistema”);

2 - Desative as opções “Data e hora automáticas” e/ou “Fuso horário automático”.

Continua após a publicidade

Caso seu telefone não sofra nenhuma alteração de horário, isso significa que o aparelho já foi atualizado pelos fabricantes ou, então, está seguindo as regras de rede da sua operadora (elas usam as antenas para enviar informações como a hora certa, por exemplo).

Se o seu celular mudou o horário sozinho, identifique qual é o modelo do aparelho e a fabricante nos comentários abaixo.