Como evitar problemas no seu celular Android com o fim do horário de verão

Em outubro último, quando ainda tínhamos o horário de verão, um erro sistêmico fez com que celulares e PCs pelo país afora se antecipassem no ajuste do horário, fazendo com que esses dispositivos adiantassem o relógio em uma hora, pegando muita gente de surpresa. A falha ocorreu duas vezes - nos dias 15 e 20 do mês em questão - sendo que o horário de verão estava programado para começar oficialmente apenas no dia 04 de novembro. 

Depois que o erro foi corrigido pelas operadoras, no dia 26 de abril deste ano, o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto que extinguiu o horário de verão. A decisão foi baseada em recomendação do Ministério de Minas e Energia, que apontou pouca efetividade na economia energética, e estudos da área da saúde sobre o quanto o horário de verão afeta o relógio biológico das pessoas. 

Com isso, o problema de ajuste antecipado em uma hora não ocorrerá esse mês, certo? Não é bem assim. 

Mudanças e impactos no seu celular com o fim do horário de verão

Nos últimos dois anos, o governo brasileiro realizou alterações no horário de verão. A data de início passou do terceiro domingo de outubro para o primeiro domingo de novembro até a assinatura do decreto que determinou o fim da mudança. Todas essas modificações impactam diretamente no Banco de Dados Global da IANA (em português, Autoridade para Atribuição de Números de Internet), que é utilizado por smartphones e dispositivos eletrônicos para garantir que você esteja sempre na hora certa, onde quer que esteja.

Na prática, isso significa que alguns celulares, possivelmente, não tenham a informação necessária para evitar que o relógio dos aparelhos seja alterado automaticamente. Logo, eles entendem que o horário de verão ainda está valendo e há boas chances de que eles adiantem, mais uma vez, o relógio do seu smartphone Android em uma hora, mais vez. 

Como evitar problemas no seu celular Android com o fim do horário de verão

Para não correr o risco de ter o relógio do seu celular adiantado e perder compromissos (ou chegar bem mais cedo neles), você pode definir a hora manualmente antes da meia noite do domingo, dia 20 de outubro, data em que começaria o horário de verão. Para isso, basta seguir este passo-a-passo:


1 - Entre no menu Configurações do seu celular Android e procure o item chamado “Sistema”; depois, escolha “Data e Hora” ou algo similar (em alguns aparelhos talvez não seja necessário passar pelo menu “Sistema”); 

Acesse a opção "Data e Hora" no menu de Configurações em seu celular Android

2 - Desative as opções “Data e hora automáticas” e/ou “Fuso horário automático”.

Desative a opção "Data e horas automáticas" no menu Data e Hora"

Para os aparelhos que não forem impactados no dia 20 de outubro, existe a possibilidade de que a mudança automática aconteça no dia 3 de novembro, já que a regra mudou em 2018. Nesse caso, valem as mesmas recomendações dadas acima, ou seja, na noite anterior, você pode definir manualmente a hora do seu smartphone.

Caso seu telefone não sofra nenhuma alteração de horário em nenhuma das duas datas, isso significa que o aparelho já foi atualizado pelos fabricantes ou, então, está seguindo as regras de rede da sua operadora (elas usam as antenas para enviar informações como a hora certa, por exemplo).

Você pode manter as configurações manuais até 16 de fevereiro de 2020, que seria a data de fim do horário de verão.

Se o seu celular mudou o horário sozinho, identifique qual é o modelo do aparelho e a fabricante nos comentários abaixo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.