Como deixar o seu smartphone Android mais inteligente?

Por Andressa Neves
photo_camera DepositPhotos/jardys

O Android é um sistema operacional extremamente inteligente. Mas para desfrutar de toda a sua capacidade, é necessário que seus usuários ativem alguns recursos que não ficam tão aparentes no software. 

Na verdade, é possível fazer com que os smartphones Android se tornem espertos o suficiente para facilitar o dia a dia de seus usuários: seja para economizar energia, aumentar a segurança ou proporcionar um sono tranquilo de forma automática. Confira algumas das ferramentas!

1. Economia de bateria

Quem nunca ficou sem bateria quando mais precisava? Pois saiba que dá para reduzir esse risco de forma simples. No Android, os usuários contam com recursos de economia de bateria que podem ser acionados automaticamente.

Para isso, entre em "Configurações" > "Bateria" > "Modo economia de energia". Na aba aberta, é possível monitorar e personalizar a duração estimada da bateria, selecionando, inclusive, quando o aparelho deve entrar em modo de economia.

Personalizando o uso da bateria

2. Não perturbar

Se você precisa manter o seu smartphone sem receber notificações durante o horário de trabalho ou durante a noite para ter um sono tranquilo, o Android pode entrar no modo "Não perturbar" automaticamente.

Para isso, acesse as "Configurações" do aparelho > "Sons" > "Não perturbar". Na página, é possível gerenciar as programações para dias das semanas e horários específicos para que o smartphone silencie chamadas, alertas e mídias. Também é possível configurar o dispositivo para que ele permita exceções, como alarmes.

Ativando o modo "Não perturbe"

3. Smart Lock

Por questões de segurança, é comum que os usuários mantenham a tela de seus smartphones bloqueadas, o que, às vezes, pode ser bastante inconveniente. Mas você sabia que é possível selecionar locais específicos para que o aparelho não seja bloqueado?

Ativando o Smart Lock, os usuários podem manter seu celular aberto quando estiver no seu bolso, em lugares selecionados ou quando ele reconhecer a sua voz. Para acessar o recurso, entre em "Configurações" > "Segurança" ou "Bloqueio de tela" > "Smart Lock". Na página aberta você poderá selecionar entre os modos "detecção no bolso", "lugares confiáveis", "dispositivos confiáveis" e "voz de confiança".

Ativando o Smart Lock

4. Google Now

O assistente virtual do Google ajuda na organização da rotina do usuário, respondendo às suas perguntas e atendendo aos seus comandos de voz. O sistema tem capacidade, inclusive, de antecipar compromissos salvos na agenda e realizar buscas na internet utilizando o microfone do aparelho.

Também é possível definir tarefas diárias, como a ida e a volta do trabalho, para que o assistente forneça atualizações, por exemplo, sobre o deslocamento e o trânsito no dia. Para desfrutar das funcionalidades, abra o Google Now, acesse o menu e clique em "Personalizar". Na aba aberta aparecerão diversas opções a partir dos interesses do usuário.

Personalizando o assistente virtual do Google

Tem outras dicas para deixar smartphones Android mais inteligentes? Compartilhe conosco nos comentários!