Como deixar o seu Android com a cara de um aparelho Nexus

Por Douglas Ciriaco

A linha de smartphone Nexus é oficial do Google e, por isso, oferece a experiência pura do Android, assim como ela foi imaginada pelos desenvolvedores da gigante das buscas. Outras empresas, como a Motorola, também empregam uma experiência quase pura do Android, oferecendo apps, launcher e gaveta de apps oficiais em seus dispositivos.

Além dela, outras companhias vêm cada vez mais aplicando menos alterações para oferecer uma melhor experiência aos usuários. Porém, isso ainda não é uma regra, então você dificilmente vai conseguir experimentar um Android quase puro em seu aparelho, certo? Errado!

Isso porque o Google disponibiliza os seus aplicativos oficiais para download, então é só baixar tudo e definir como padrão em seu gadget para que as alterações entrem em vigor. Não se preocupe que a gente te ensina como. Confira!

Instalando o Google Now Launcher

O cerne desta alteração é instalar e usar o launcher do Google Now, então, vamos lá:

Passo 1

Faça o download do Google Now Launcher na Play Store.

Passo 2

Após a instalação, pressione o botão home e escolha o Google Now Launcher. Para deixar tudo mais prático, pressione a opção “Sempre” — com isso, você define o lancher do Now como o padrão em seu gadget.

Pronto. O lançador de apps oficial do Google já está em vigor em seu dispositivo. Note que ele mudou não só alguns detalhes da tela inicial, como também a gaveta de aplicativos e a forma com a qual você insere widgets na home.

Instale outros aplicativos oficiais do Google

Para prosseguir na “googlelização” do seu portátil, basta agora fazer o download dos demais apps oficiais da companhia. Eles estão disponíveis gratuitamente na Play Store e são os seguintes:

Após fazer todos os downloads, basta começar a usar cada aplicativo normalmente. Alguns deles, como o Filmes ou o Música, podem ser definidos como reprodutores padronizados para arquivos de vídeo e de áudio, por exemplo. Isso pode ser selecionado sempre que você abre um arquivo dos gêneros.