Chrome para Android passa a avisar usuário sobre sites perigosos

Por Redação | 07.12.2015 às 18:47
photo_camera Divulgação/Google

Você já deve ter passado por isso em seu computador: tenta acessar uma página e recebe um aviso de que o conteúdo ali presente pode não ser tão seguro. Pois este mesmo recurso agora passa a existir também no Chrome para Android, a versão mobile do browser do Google

Da mesma forma que em um computador, o aviso vai aparecer com destaque em uma tela vermelha e com uma breve descrição do tipo de ameaça a que você pode estar sujeito acessando tal página. A novidade está presente na versão 8.1 do Chrome para Android, já disponível na Google Play Store.

O Google informa que a proteção está ativada por padrão nesta versão do navegador, mas é possível realizar alterações por meio do menu de privacidade existente nas configurações do aplicativo. Ao acessá-lo, basta verificar a proteção em relação a sites perigosos.

Segurança Chrome para Android

Chrome para Android avisa sobre perigos existentes em uma página da web. (Foto: Divulgação/Google)

“Oferecer este tipo de proteção [de sites perigosos] em um dispositivo portátil é muito mais difícil do que em um sistema para desktop”, informa a companhia, que cita como motivos para isso o consumo de dados de navegação, as velocidades de conexão normalmente mais baixas e ainda a qualidade reduzida de conexão em relação a um computador.

Apesar disso, o Google garante se esforçar para que o saldo final seja mais segurança sem pesar no consumo de dados nem de bateria de seu smartphone. Para isso, a companhia usa também informações geográficas sobre a ocorrência de ataques de engenharia social, restringindo determinadas proteções a locais em que certos tipos de ataques acontecem.

Fonte: Google Online Security Blog