Publicidade

Captura de tela causa especulação sobre navegação por gestos no Android P

Por| 16 de Abril de 2018 às 14h39

Link copiado!

Captura de tela causa especulação sobre navegação por gestos no Android P
Captura de tela causa especulação sobre navegação por gestos no Android P
Tudo sobre Google

Uma imagem de captura de tela recentemente compartilhada pela Google deixou muita gente se perguntando o que vem pela frente quando o assunto é a navegação nos smartphones que serão lançados futuramente. Logo após a publicação, a empresa editou a imagem, desaparecendo com todos os vestígios que davam margem às especulações.

Mostrando um layout de navegação bastante diferente do que estamos acostumados, a captura de tela exibe em seu centro uma pequena barrinha no lugar onde geralmente fica o botão de início, acompanhada de uma seta para trás com design vazado na lateral esquerda, e uma completa ausência de qualquer botão ou sinal na lateral direita, onde costuma ficar o alternador de aplicativos.

Após muita discussão em sites e fóruns, levantou-se a possibilidade de a Google estar testando uma interface de navegação por gestos para o Android P, semelhante ao que vemos no iPhone X. Alguns smartphones Android possuem versões mais simples de controle gestual, geralmente associados a interações com um scanner de impressão digital debaixo da tela, como é o caso em alguns dos aparelhos da Motorola e da Huawei.

Segundo as análises feitas e hipóteses montadas, acredita-se que a Google vá adotar para sua pequena barra central a mesma funcionalidade encontrada do iPhone X, fazendo com que o usuário deslize sobre a barra para acessar sua tela inicial. Não há muitas hipóteses sobre como a alternâncias entre aplicativos abertos se daria nesse contexto. Quanto ao botão de voltar, acredita-se que ele só aparecerá em determinados momentos em que ele é necessário, em vez de ficar visível mesmo em momentos onde ele não é relevante, como na tela inicial.

Continua após a publicidade

Veja, na reprodução abaixo, a captura de tela que deu início às discussões:

Fonte: Android Police