Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Atenção: celulares com Android 9 e 10 estão com problemas no backup

Por| 14 de Novembro de 2019 às 15h58

Link copiado!

Atenção: celulares com Android 9 e 10 estão com problemas no backup
Atenção: celulares com Android 9 e 10 estão com problemas no backup

É melhor pensar duas vezes caso você esteja tranquilo e com os backups automáticos ativados em seu smartphone com Android 9 ou 10: é possível que os dados não estejam sendo salvos desde o começo deste ano. É o que aponta uma série de relatos de usuários nos fóruns de suporte do Google, em uma falha que atinge modelos de diferentes fabricantes e que permanece não solucionada pela desenvolvedora.

Entre os aparelhos mais citados estão da linha Pixel, do próprio Google, e Galaxy S ou Note, da Samsung. Os relatos também citam dispositivos da Huawei, OnePlus, Xiaomi e Moto, com a falha soando como generalizada e daquelas com lista extensa de afetados. Em todos os casos, usuários relatam backups desatualizados e uma impossibilidade de os realizar manualmente, com o botão correspondente nas configurações aparecendo inacessível.

Essa, inclusive, é a maneira de descobrir se você está sendo afetado ou não. Basta acessar o menu de Configurações do Android e, nas opções relacionadas ao Sistema, escolher a opção Backup. Caso o botão de salvar os dados imediatamente esteja cinza e indisponível para ser clicado, é provável que seus dados não estejam sendo upados automaticamente para o Google Drive, mesmo com a opção ativada no celular.

Continua após a publicidade

Felizmente, há uma solução temporária enquanto o próprio Google não libera uma atualização. De acordo com desenvolvedores da plataforma Android, o problema estaria relacionado aos sistemas de bloqueio de tela das versões 9 e 10 do sistema operacional; se você usa biometria, padrões ou PINs numéricos para utilizar o celular, é provável que tais dispositivos de segurança estejam impedindo os backups.

A solução, então, seria desabilitar tais funcionalidades de forma temporária, realizando o upload dos dados e, na sequência, habilitando a proteção novamente. Em alguns casos e modelos, usuários também relataram sucesso com uma limpeza do cache e dos dados do aplicativo do Google Drive, mas o desligamento do bloqueio seguro de tela parece ser a única solução realmente eficaz para todos os casos — com exceção, claro, daquela que só funciona por meio de acesso à linha de comando e resolve a falha definitivamente, mas pode ser complicada e perigosa para usuários leigos.

O Google ainda não se pronunciou sobre o assunto, enquanto os relatos de usuários se acumulam desde o começo do ano. Sendo assim, não há promessa nem previsão de uma atualização para o problema, que parece ser causado por um bug. Em contato com o Canaltech, a empresa apenas disse que "não iremos comentar o assunto".

Fonte: Android Police