Aprenda a mudar a exibição da gaveta de apps no Android. Vertical ou horizontal

Por Dimitri Pereira

Uma das características mais legais do Android é a possibilidade de personalizar a UI. Para isso existem vários aplicativos especializados. Através da Google Play Store muitos deles podem ser baixados gratuitamente, para que os iniciadores alternativos passem a ser executados pelo smartphone. Tudo o que você precisa fazer é dar uma busca rápida na loja Google.

Atribuir um visual inspirado em um personagem, como um super heróis, ou dar uma aparência vintage ao seu smartphone, exige de você apenas a instalação de pacotes temáticos. Mas como modificar a forma de exibição dos aplicativos através do app drawer, também conhecido como bandeja de aplicativos, é o que você vai aprender agora.

No tutorial a seguir você vai ver como ajustar a orientação do app drawer a partir do iniciador Nova Launcher, que é uma das interfaces alternativas mais usadas do Android. Lembrando que existem inúmeros deste tipo de app.

Para que os seus aplicativos passem a ser exibidos na tela horizontal, ou verticalmente através do app drawer, o Nova Launcher terá de ser configurado como o iniciador padrão do dispositivo.

hangouts

Passo 1. Após a instalação do Nova Launcher, mantenha o dedo em contato sobre qualquer lugar da tela inicial e então, abra as opções. Toque então sobre "Configurações" e abra a opção "Drawer".

hangouts

Passo 2. Depois, na próxima tela, toque sobre a opção "Estilo do drawer" e por fim, selecione a opção que quiser, seja ela horizontal, vertical, ou lista.

hangouts

Passo 3. Retorne então à tela inicial e, se pedido, confirme o Nova Launcher como o iniciador padrão do dispositivo.

Desse modo os aplicativos instalados em seu smartphone serão exibidos na verical ou na horizontal através do app drawer. basta então deslizer a tela para a esquerda ou para a direita ou para baixo a fim de encontrar o serviço que procura.

hangouts