Aprenda a habilitar o modo noturno no Android Nougat

Por Redação
photo_camera Divulgação

Durante o tempo que esteve na versão Developer Preview, fase de desenvolvimento destinada a testes de desenvolvedores e usuários, o Android Nougat mostrou algumas novidades que logo depois desapareceram em atualizações posteriores. Entre essas funções, estava a interface do sistema no modo escuro, coisa que várias pessoas esperavam há tempos, mas que infelizmente não foi escolhida para estar presente na versão final do Android. A função chamada “Modo Noturno” podia ser ativada com um simples toque, habilitando um filtro de luz azul na tela para deixar o smatphone mais confortável durante a utilização noturna.

Esse recurso, similar ao Nigth Shift do iOS, alterava levemente as cores do display para filtrar as ondas de cores azul, já que estudos mostram que espectros de luz nessa frequência impactam de forma negativa nosso cérebro, principalmente em relação ao sono. A função, teoricamente, minimiza até certo ponto esse efeitos negativos, tornando a experiência de utilizar o smartphone à noite muito mais agradável.

O Google explicou anteriormente que o recurso havia sido removido devido a problemas de performance no sistema operacional, mas relatos na internet não apontaram nenhum problema com a função. Tendo em vista que ele desapareceu da versão final do Nougat, só podemos concluir que o Google ainda tem algumas questões técnicas para resolver. No entanto, para quem gosta do recurso e não quer esperar por uma futura atualização para tê-lo de volta, um novo app chamado Nigth Mode Enabler foi lançado na Play Store e promete trazer de volta a função com apenas alguns toques.

O desenvolvedor Michael Evans e sua equipe examinaram detalhadamente o código do Android 7.0 e descobriram um trecho que se refere ao modo noturno e como ele pode ser habilitado. Eles conseguiram as instruções para fazer o procedimento, mas como envolve conhecimentos um pouco mais avançados que a maioria dos usuários não tem e nem gostaria de ter, eles disponibilizaram o aplicativo que faz todo esse trabalho chato.

Não existe nenhuma garantia de que o Google vá trazer de volta oficialmente o recurso, como também não sabemos se ele poderá removê-lo por completo do código. Independente disso, você pode ativá-lo agora mesmo baixando o aplicativo por aqui. Não tem muito mistério para usá-lo, mesmo assim fizemos um rápido tutorial para não ficar nenhuma dúvida.

Passo a passo Night Mode Enabler

(Abra o aplicativo e em seguida segure na engrenagem das configurações rápidas)

Após a instalação, o aplicativo aparecerá na sua tela inicial. Ao abri-lo, você verá que ele é muito simples, exibindo apenas o comando "Toque e segure a engrenagem na tela de configurações rápidas".

Passo a passo Night Mode Enabler

(Após liberar as configurações, o botão para habilitar o modo noturno vai aparecer)

Depois de segurar o botão da engrenagem por alguns segundos, uma mensagem vai informar que o sistema de configurações foi habilitado e, ao voltar para o aplicativo, o botão "Enable Night Mode" estará disponível para seleção.

Passo a passo Night Mode Enabler

(Após a mensagem de confirmação, a função estará disponível na tela de configurações rápidas)

Depois de apertar o botão para habilitar o modo noturno, uma mensagem de confirmação será exibida e a função já poderá ser ativada na tela de configurações rápidas.

Via:9to5Google