Aprenda a desativar aplicativos que vêm pré-carregados no Android

Por Muni Perez

Quando compramos um celular (com Android) em uma operadora, normalmente nos vemos com uma enxurrada de aplicativos inúteis e irritantes, e o pior: que não podem ser desinstalados. Mas podem ser desativados, e o processo é muito simples e rápido.

Primeiro, vá nas configurações do seu Android e clique em “Gerenciar Aplicativos”. Na janela que abrirá, deslize para o lado até encontrar a guia “Todos os aplicativos”.

Android - Desativar Apps

Android - Lista de aplicativos - Todos

Android - Lista de aplicativos - Todos

Uma lista com todos os programas instalados se abrirá, incluindo aqueles do sistema, então tome cuidado. Procure na lista os aplicativos indesejados; ao tocar em algum, aparecerá a tela da imagem abaixo, então basta clicar em “Desativar” e pronto! O aplicativo ficará inativo e não te pertubará mais no menu.

Android - Desativar Apps - Ver App

Android - Aplicativos Desativados

Android - Aplicativos Desativados

Agora, dependendo da versão do seu Android ou do fabricante do celular, aqueles aplicativos desativados vão ou para o final da lista ou para uma nova aba, onde está escrito “Aplicativos desativados”. Para ativá-los novamente basta ir em cada um deles e clicar em “Ativar”.

Isso deve funcionar com a maioria dos aplicativos que já vem junto com o aparelho. Mas se por algum motivo você não consiguir fazê-lo, ou se precisa liberar espaço na memória e quer remover forçadamente um app, há uma segunda opção, que só funciona se seu Android for “rooteado”.

Esse procedimento é útil também para quem quer se livrar do novo Samsung Knox, que vem na atualização para o Android 4.3 dos aparelhos da Samsung.

Após ter certeza que seu sistema está rooteado, você deve baixar o aplicativo “Root App Excluir”. Ao abrir o app, selecione a opção “Aplicações do Sistema” – um diálogo aparecerá, então escolha a opção "Avançado" para visualizar a lista de programas instalados.

Root App Excluir 1

Root App Excluir 2

Root App Excluir 2

Agora vá até o programa desejado, clique nele e escolha "Desinstalar". Caso apareça alguma mensagem de erro, ele perguntará se você quer forçar a desinstalação. Diga que sim e pronto, estará livre dos programas irritantes da operadora e do Samsung Knox.

Cuidado: selecione com atenção o aplicativo a ser removido, pois se você apagar algum app do sistema, ele poderá parar de funcionar.

Root App Excluir 3

Root App Excluir 4

Root App Excluir 4

Pronto, agora você já está livre dos aplicativos irritantes que as operadoras e fabricantes colocam no seu Android.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!