Aprenda a criar e instalar papéis de parede animados no seu Android

Por Redação

Certamente uma das maiores vantagens do sistema operacional móvel Android sobre seus concorrentes - e um dos principais motivos para seus usuários gostarem tanto desse sistema - é o seu alto nível de personalização. Graças à sua natureza aberta, é possível modificar o visual de praticamente tudo no sistema: de ícones ao papel de parede, permitindo até mesmo a instalação de launchers que mudam completamente a interface do usuário.

Mas quem gosta de personalizar seu Android nunca está satisfeito, não é mesmo? E se você pudesse criar e instalar papéis de parede animados diferentes dos poucos que vêm no sistema? E o melhor: usando suas fotos para isso, deixando seu smartphone ainda mais a sua cara? Pois saiba que isso não só é possível como há diversas maneiras bem fáceis de fazê-lo!

Leia mais: Apps com wallpapers gratuitos para seu smartphone

Hoje recomendamos três aplicativos específicos para geração de papéis de parede animados, que permitem criar belos wallpapers em seu smartphone usando tanto as fotos salvas no dispositivo quanto fotos enviadas para redes sociais e serviços de hospedagem de imagens. Mas atenção: dada a natureza dos wallpapers gerados (animações complexas, efeitos de transição, etc.), a carga da bateria do seu smartphone pode ser consumida um pouco mais rápido do que o normal.

Gallery Free Live Wallpaper

Como criar wallpapers animados no Android

O Gallery Free Live Wallpaper permite criar wallpapers baseados nas imagens salvas em seu dispositivo. De início, ele varre seu smartphone em busca de pastas que contenham imagens, mostrando-as em uma lista. Basta escolher a pasta desejada, selecionar duas ou mais imagens e o wallpaper é gerado. Também há opções para configurar a velocidade das transições.

As fotos também podem ser obtidas de sites de hospedagem de imagens como Picasa, Flickr e Reddit, mas infelizmente não há suporte a conexão com redes sociais.

Photo FX Live Wallpaper

Como criar wallpapers animados no Android

O Photo FX Live Wallpaper também não permite se conectar às redes sociais para baixar fotos, nem possui opção de baixar imagens do Flickr e Reddit como o Gallery Free, funcionando exclusivamente com as imagens salvas localmente. Apesar disso, o destaque deste aplicativo vai para a forma como o papel de parede animado é gerado, criando uma animação com várias fotos espalhadas na tela como se fossem fotos físicas espalhadas sobre uma mesa. Uma foto nova é "jogada" sobre as outras a cada poucos segundos, gerando um efeito bem interessante na tela do seu dispositivo.

Nas opções do app, é possível escolher as pastas de origem das imagens, bem como personalizar a velocidade da animação e outros ajustes. A versão paga do app oferece ainda mais opções de personalização, como tamanho das fotos exibidas, efeitos diferentes de transição, entre outras.

Photowall Live Wallpaper

Como criar wallpapers animados no Android

Nossa última recomendação é o Photowall Live Wallpaper. Das opções que testamos esta é a mais compatível e amigável com as redes sociais, permitindo que o usuário crie papéis de parede animados a partir das imagens de suas contas do Facebook e Instagram, além de acessar fotos das pastas locais e também do Picasa.

O wallpaper gerado por esse aplicativo é idêntico ao visto no Photo FX Live Wallpaper, com as fotos espalhadas na tela e animações de novas fotos surgindo aos poucos.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.