Apps maliciosos do Pornhub estão infectando dispositivos Android

Por Redação | 20 de Fevereiro de 2017 às 14h42

Pesquisadores da empresa de segurança ESET descobriram um novo ransomware para Android que usa aplicativos falsos do Pornhub para atrair suas vítimas e bloquear seus dispositivos.

Uma vez instalado, o aplicativo malicioso se recusa a reproduzir qualquer vídeo antes que ele tenha sido "verificado para vírus". No entanto, em vez de procurar por malwares no arquivo, ele instala o ransomware, bloqueia o dispositivo e solicita o pagamento de US$ 100 em Bitcoin para devolver o acesso.

Embora o Pornhub tenha de fato um aplicativo oficial para Android , ele ainda não pode ser encontrado na Play Store, pois a loja do Google proíbe apps pornográficos de aparecerem em sua plataforma de distribuição de software.

A proibição leva os usuários a buscarem pelo app em serviços de terceiros, que não oferecem a mesma segurança. De certa forma, as restrições do Google acabam colocando os usuários em perigo, uma vez que a maioria desses ataques acontece fora da Play Store.

Caso o aparelho já tenha sido infectado pelo vírus, para removê-lo é preciso iniciar o gadget em modo de segurança para que os apps de terceiros sejam automaticamente bloqueados e você possa removê-lo mais facilmente. Os pesquisadores da ESET ainda avisam que no caso de o aplicativo ter recebido privilégios de Administrador, os usuários terão que revogar o acesso antes de excluí-lo.

Via The Next Web

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.