Apps Android do dia: facilite sua organização com lembretes para o dia-a-dia

Por Rafael Romer

Tomar nota de coisas importantes do dia-a-dia pode parecer uma tarefa boba, mas às vezes acabamos nos complicando sem necessidade na hora de anotar alguma coisa que não queremos esquecer mais tarde. Quem nunca ficou sem um pedaço de papel e caneta na mão e, na falta de outra opção, acabou até escrevendo um lembrete em forma de mensagem de texto?

Para resolver esse tipo de problema, selecionamos cinco apps bem simples e funcionais que podem te ajudar nessa organização. Vale conferir!

Evernote

O mais conhecido e utilizado app do tipo. O Evernote vai bem como central de organização pessoal, além de ser uma simples ferramenta de anotações, reunindo funções de agenda para criação de notas de texto, com imagens, gravações de voz e até de voz para texto. Após o download, é preciso realizar um cadastro rápido antes de começar a utilizar o serviço.

Apps Android

Apps Android

Apps Android

Na página inicial do Evernote, ficarão exibidas todas as suas notas criadas, que podem ser divididas em listas, por ordem de criação, atualização, título ou outras. Lá na parte de baixo do app fica a opção para criação de novas anotações. Uma das opções mais legais aqui é o modo ditado, que permite que você dite sua nota em português para o aplicativo, que transformará tudo que você disse em texto. A função costuma acertar a frase de primeira se o usuário ditas as palavras pausadamente.

Outra parte bacana do Evernote é a quantidade de customizações de texto que se pode fazer: é possível grifar palavras, sublinhar, enumerar e até criar "checklists" dentro das notas. Além disso, é possível anexar múltiplos itens em uma mesma anotação, reunindo fotos, gravações de voz e texto. Todas as suas notas também ficarão disponíveis através do site do Evernote, que pode ser acessado em qualquer navegador e oferece as mesmas funcionalidades do app – o conteúdo de ambos também é sincronizado, o que significa que todas suas anotações no smartphone estarão no site e vice e versa.

O app está disponível para o Android 1.6 ou superior.

Catch Notes

O app se descreve como a solução para você nunca ficar sem um lugar para anotar suas ideias e perdê-las por aí: e cumpre muito bem o prometido com um design intuitivo e bem acabado.

Logo na tela incial, você tem um espaço para dividir suas anotações em até quatro categorias diferentes, como trabalho, estudos, lazer, o que você quiser – é possível adicionar mais duas categorias extras fazendo um cadastro no serviço, utilizando sua conta do Google ou do Facebook, por exemplo. Entrando em uma de suas categorias, é possível adicionar suas anotações clicando no sinal '+' que fica na parte de baixo do app.

Apps Android

Apps Android

Apps Android

São cinco opções disponíveis: criar uma anotação de texto, com uma foto, uma anotação de voz, com um alarme de notificação, ou até uma "checklist", que pode ser utilizada para manter um controle sobre suas tarefas já realizadas. Dependendo de seu dispositivo, o app traz ainda outra função legal, que é a criação de anotações manuais e desenhos, feitos com o dedo na tela.

Além de poderem ser editadas a qualquer momento, as anotações também podem ser marcadas em lugares específicos, definidas como favoritas ou compartilhadas com outras pessoas. Há também uma opção de busca no menu principal, o que facilita sua vida na hora de encontrar alguma informação perdida quando suas anotações começarem a empilhar dentro do app.

AK Notepad

Esse app é para o usuário que não quer nada muito complicado em seu dispositivo e deseja um programa de anotações que vá direto ao ponto. Criado pela mesma empresa responsável pelo Catch Notes, o AK Notepad tem apenas uma tela inicial na qual todas as anotações ficam listadas.

Apps Android

Apps Android

Apps Android

Para criar alguma nova, basta clicar na opção "Add Note", no topo da tela. Depois de criadas, as mensagens podem ser editadas, separadas em "labels" ou até marcadas com notificações para te lembrar de tarefas mais tarde. Também é possível customizar o formato, esquema de cores e fontes das anotações. O app está disponível para o Android 1.6 ou superior.

ColorNote

Assim como os apps anteriores, o ColorNote permite a criação de anotações de maneira simples e bem rápida – e sem a necessidade de cadastros. Uma parte bacana do programa é a possibilidade de dividir as notas em categorias diferentes, que você pode fazer utilizando as noves cores disponíveis.

Apps Android

Apps Android

Apps Android

Também é possível criar "checklists" e riscar tarefas conforme elas são realizadas. Todas as mensagens criadas podem ser colocadas na tela inicial do seu smartphone, na forma de widgets que lembram post-its que colamos por aí para lembrar de coisas. Todo o conteúdo criado também pode ser compartilhado por e-mail, SMS, bluetooth ou redes sociais.

Do It (Tomorrow)

Com um nome que significa literalmente "Faça Isso (Amanhã)", este app tem uma mecânica bem bacana e inteligente, voltada, principalmente, para os procrastinadores. São apenas duas telas disponíveis em formato de um caderno de anotações, que mudam conforme os dias passam: hoje e amanhã.

Conforme você preenche o app, todas as suas tarefas ficam listadas em uma ou outra página. Quando uma tarefa estiver completa, basta tocar para riscá-la. No dia seguinte, todas as tarefas riscadas do dia anterior sumirão do app e aquelas que não estiverem completas acumularão para o novo dia. Qualquer usuário procrastinador logo verá sua tela cheia de tarefas, com poucas alternativas a não ser cumpri-las para tirar os trabalhos do caminho.

O app está disponível para o Android 2.1 ou superior.

Apps Android

Apps Android

Apps Android