Apps Android do Dia: Escolhemos editores de imagem gratuitos para seu smartphone

Por Rafael Romer
photo_camera Android Spot

Apesar de câmeras fotográficas de smartphones estarem cada vez melhores, nem sempre imagens feitas com os nossos dispositivos móveis saem do jeito que desejamos. Para resolver esse problema de forma simples e fácil, selecionamos três aplicativos gratuitos de edição de imagem que permitem que você melhore os resultados da suas fotos com apenas as pontas dos dedos. Confira:

Photoshop Express

Considerado a "mãe" dos editores de imagem, o Photoshop possui sua própria versão mobile gratuita, que foi lançada recentemente para o Android. Apesar de ter menos funções do que a versão paga do aplicativo, o Photoshop Express traz ferramentas simples e úteis, que permitem que você edite e melhore a cara de suas imagens em poucos segundos.

Logo ao entrar no app, você poderá ver todas suas fotos salvas em seu cartão SD disponíveis para a edição em uma grade. Clicando em "Edit" e selecionando a foto escolhida, ela entrará na palheta de edição, onde será possível utilizar ferramentas para aumentar e diminuir a saturação, contraste, brilho, cortar ("crop") as imagens, virá-las, espelhá-las, entre outras. Há também uma pequena seleção de filtros de luz e cores, assim como algumas molduras para colocar na foto. Uma das partes mais legais do app é o comando simplificado para edição: após selecionar a função, basta deslizar o dedo para a direita ou esquerda na tela que a ferramenta será aplicada.

Apps Android

Apps Android

Apps Android

Comparado com outros aplicativos do tipo, ou até mesmo com sua versão paga, o Photoshop Express pode até ficar para trás pela oferta reduzida de opções, mas ainda assim, vale o download para quem deseja fazer uma edição rápida de imagens através de um software conhecido. O app está disponível para o Android 1.5 ou superior.

Pixlr Express

Conhecido por seu editor online de imagens, que pode ser acessado em qualquer navegador, o Pixlr também disponibiliza uma versão mobile gratuita para quem deseja melhorar a cara de suas fotos. Logo ao ser aberto, o programa permite que você tire uma foto nova com a câmera para ser editada ou que carregue alguma pré-existente no seu celular ou cartão SD.

O design do Pixlr é bem intuitivo e bem acabado, o que facilita muito a edição de suas imagens. Através das bolinhas listadas na parte de baixo do app, é possível escolher desde ferramentas mais simples para ajuste de cor e luz, como brilho, saturação, remoção de olhos vermelhos e desfoque de regiões da foto, até funções como o "color splash", que torna a foto toda preto e branca e permite que o usuário mantenha a cor em apenas determinados objetos da imagem.

Apps Android

Apps Android

Apps Android

Assim como no Photoshop Express, mas em quantidade bem maior, o Pixlr traz uma série de filtros de cores para suas imagens, divididos em categorias como "Vintage" e "Criativos". Há ainda camadas de efeito para sobrepor nas fotos, molduras e uma opção para colocar texto sobre as imagens.

Quando terminar sua edição, basta salvar a imagem no seu celular ou compartilhá-la diretamente nas redes sociais - é possível até escolher o tamanho da imagem a ser salva, para ocupar menos espaço ou utilizar menos dados da rede 3G, por exemplo. O Pixlr Express está disponível para o Android 2.2 ou superior.

Snapseed

Um dos mais baixados apps do tipo para o sistema operacional do Google, o Snapseed também possui as opções para edição básica de imagem semelhantes aos dois aplicativos citados acima, como correção de brilho, contraste e cor, mas a parte mais legal do app são as ferramentas de edição rápida que ele traz, como o "auto correct", que automaticamente analisa sua foto para otimizar as cores e brilho automaticamente.

Mais uma função legal que destaca o Snapseed em relação a outros é a "selective adjust", que permite ajustar apenas alguns pontos específicos da imagem, sem ter que mudar tudo de uma vez. Outra vantagem é que, diferente dos outros, o app é todo em português brasileiro, inclusive os mini tutoriais sobre cada uma das ferramentas, o que pode facilitar muito o uso.

Assim como os outros, o Snapseed também traz filtros e molduras para fotos, além de um efeito bem legal: o tilt, que desfoca as bordas da imagem para fazer a imagem parecer um cenário de brinquedo.

O app está disponível para o Android 4.0 ou superior.

Apps Android

Apps Android

Apps Android
Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.