App falso na Play Store promete atualizações do Android para usuários Samsung

Por Rafael Rodrigues da Silva | 05 de Julho de 2019 às 16h30
GSM Arena
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

Nos últimos meses, diversos aplicativos falsos têm sido encontrados na Play Store, colocados na loja por cibercriminosos que tentam enganar os usuários atrás de dinheiro fácil. E a mais recente descoberta de casos do tipo é voltada para os usuários de smartphones Samsung.

O app, chamado de “Atualizações para Samsung - Versões de Android”, promete aos usuários atualizações fáceis de firmware para smartphones da sul-coreana, e já foi instalado por mais de 10 milhões de usuários. Mas, depois de instalado, o app redireciona o usuário para uma página cheia de anúncios, usada pelos golpistas que criaram o app para ganhar em cima da visualização desses ads.

Até a publicação desta matéria, o aplicativo ainda estava disponível para download na Play Store (Captura: Rafael Rodrigues/Canaltech)

Além dos anúncios, o aplicativo também oferece uma assinatura anual de US$ 34,99 para que os usuários sempre tenham acesso às últimas atualizações da Samsung. E isso se mostra outro golpe: além de não existir nenhum serviço do tipo, o pagamento não é efetuado pela Google Play, e os usuários devem colocar todos os dados de seu cartão de crédito em uma página efetuar essa assiantura — o que não apenas irá cobrar US$ 34,99 do seu cartão de crédito, mas também dará aos golpistas todos os dados para que o seu cartão possa ser usado por eles em compras online e demais golpes por aí.

Até o momento da publicação desta notícia, o aplicativo ainda não havia sido removido da Play Store, mas a Google já foi informada sobre o golpe e espera-se que ele seja removido da loja já nas próximas horas.

Fonte: The Next Web

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.