App Android do Dia: gerencie os arquivos em seu smartphone sem complicação

Por Rafael Romer

Mesmo entre os usuários que preferem utilizar o Android, sempre há aqueles que acreditam que o sistema operacional é um pouco complicado e confuso. O problema pode ficar ainda pior pela fragmentação do OS, que acaba tomando diferentes caras nas mãos das diversas empresas que produzem dispositivos para ele. Para resolver essa questão, existem alguns apps gratuitos que prometem facilitar sua vida na hora de gerenciar arquivos dentro de seu smartphones e até na nuvem. Confira os quatro que selecionamos!

SanDisk Memory Zone

Criado pela empresa responsável por alguns dos pendrives mais utilizados do mundo, o Memory Zone é uma alternativa segura e de design simples para o gerenciamento de dados. Já no menu principal do app você terá uma lista de todos os locais onde seus arquivos estão armazenados, como na memória interna do celular e em seu cartão SD. O programa também dá a opção de se conectar com diversos serviços de armazenamento de nuvem, como os populares Dropbox, Box e SugarSync e outros serviços famosos, como o SkyDrive da Microsoft, Google Drive e até Facebook.

Depois de importados, todos os arquivos poderão ser manejados entre diferentes pastas e categorias do celular. Uma das partes mais legais do app é que, além de informar o quanto de memória você tem livre em cada um dos locais, ele divide todos os arquivos em categorias simples, como músicas, fotos, documentos e vídeos. Desta forma, basta entrar em uma delas, escolher o arquivo e começar a arrumação.

Apps Android

Apps Android

Apps Android

Outra opção legal é que o aplicativo também disponibiliza um back-up próprio, que pode ser feito através do botão indicativo na tela principal. O app está disponível para o Android 2.2 ou superior.

File Manager

Apesar da interface simples, o File Manager vai direto ao ponto e é um dos apps mais intuitivos de se utilizar para o gerenciamento de dados, transformando seu Android praticamente em um computador. Logo na aba "Home" do app todas as pastas internas do seu celular estarão disponíveis, inclusive aquelas criadas por aplicativos já deletados, mas que mantêm algum rastro de arquivos para trás.

A navegação é muito simplificada, e qualquer usuário de computador poderá se entender com os botões disponíveis, como o avançar, voltar, botão home, "up" e, claro, o "search", para procurar arquivos específicos. Você pode inclusive mudar a visualização de seus dados através do grid, o que pode melhorar a nevegação para alguns usuários.

Apps Android

Apps Android

Apps Android

Quando encontrar o arquivo desejado, basta selecioná-lo com um toque para abri-lo ou tocar e segurar para abrir outras opções, como copiar, recortar, colar, deletar e mover (o equivalente ao clique direito do mouse no Windows). O app está disponível para o Android 1.6 ou superior.

ASTRO File Manager

O Astro é mais um "gestor de ficheiros" (já que o app vem em português de Portugal) que aposta em um design clean para ajudar o usuário em seu gerenciamento. A parte legal do programa é, assim com o SanDisk Memory Zone, permitir que arquivos do Facebook, Google Drive, SkyDrive, Box e Dropbox sejam pareados com o app, facilitando a movimentação de arquivos entre eles e seu cartão SD ou memória interna.

Apps Android

Apps Android

Apps Android

A interface do programa também se parece muito com a de um computador padrão com Windows, o que pode deixar tudo mais confortável para usuários do sistema operacional. Para mover um item, por exemplo, basta tocá-lo, ativar a opção mover, localizar a pasta destino e pronto! O menu "visualizar configurações" vai ainda além, permitindo que o usuário personalize até a maneira como os arquivos e pastas são ordenados no app.

ES File Explorer

O ES é mais uma opção para o usuário que só deseja uma interface mais simples e próxima de um computador para seu smartphone. Com funções parecidas com os aplicativos anteriores, o serviço também organiza todas as pastas internas de seu celular ou cartão SD em um único menu de navegação fácil.

Na barra de cima do app é onde estão todas as opções para facilitar seu manejo de dados, como pesquisar, fazer múltipla seleção de arquivos, retornar ao início, marcar favoritos e a aba para mudança entre pastas. Outra opção legal do app é que é possível modificar o layout dentro de seu menu interno, customizando, por exemplo, a cor, cor de fundo, temas ou até a maneira como as pastas são exibidas.

Outra vantagem do app é que, dos quatro sugeridos, este é o único que vem sem publicidade interna. O app está disponível para o Android 1.6 ou superior.

Apps Android

Apps Android

Apps Android