Aplicativos maliciosos têm como alvo jogadores de Minecraft no Android

Por Redação | 27 de Março de 2017 às 14h21

A ESET, empresa especializada em soluções de segurança digital, emitiu um alerta para os jogadores da versão de Minecraft para o Android. De acordo com a companhia, foram detectados nada menos do que 87 falsos mods para o título, com aplicativos que prometem adicionar personagens ou itens extras, mas que, na verdade, são portas de entrada para hackers.

As ameaças se dividem em dois tipos. No primeiro, as permissões dadas pelo usuário para baixar e instalar o Trojan resultam no download de mais aplicativos maliciosos, seja para roubar dados ou exibir anúncios onde eles normalmente não deveriam aparecer. A ESET detectou 14 softwares com esse comportamento, todos disponíveis na Google Play Store, a loja oficial de apps para o Android.

Já na segunda categoria, mais popular e com 73 ocorrências, os aplicativos redirecionam os utilizadores para sites maliciosos, que podem exibir anúncios, ofertas falsas para coleta de dados e até mesmo alertas sobre vírus e infecções, em uma tática que assusta o usuário para que ele baixe aplicativos contaminados para resolver o problema.

Segundo a ESET, os malwares identificados já somaram quase um milhão de downloads apenas entre janeiro e março de 2017. Muitos deles são capazes até mesmo de exibir informações no idioma nativo do usuário, de acordo com o IP ou a linguagem usada pelo sistema, de forma a aumentar sua eficácia e também tentarem passar como soluções legítimas.

Apesar de as pragas estarem disponíveis na própria Google Play Store, a ESET ressalta a importância da utilização apenas de lojas oficiais para download de aplicativos para o celular. Além disso, a empresa indica a instalação de softwares de segurança como boas soluções para evitar infecções, bem como pesquisas rápidas na internet para verificar a autenticidade dos softwares. Na dúvida, não realize a instalação e desconfie, principalmente, de ofertas que parecem boas demais para serem reais.

Fonte: ESET

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.