Aplicativo da Xiaomi identifica músicas apenas pela melodia

Por Redação | 16.02.2016 às 15:50

O Shazam, por exemplo, já é uma solução consolidada, sendo capaz de identificar uma gigantesca gama de canções e facilitando a vida dos perdidos musicais ao redor do mundo. Mas o que acontece quando a música está tocando apenas na sua cabeça, e não no ambiente? É a solução para isso que a Xiaomi deseja encontrar agora, com seu mais novo aplicativo.

Ainda em fase de testes com usuários selecionados na China, a solução, na verdade, não tem um nome, mas sim, deve ser parte integrante de uma futura atualização da MIUI, a interface proprietária da marca, que roda sobre o sistema operacional Android. E a ideia aqui é reconhecer músicas não apenas pelo áudio em si, mas também pela melodia, permitindo que o usuário cantarole, batuque ou recite parte da letra para tentar obter um resultado.

Xiaomi ACRCloud

Utilizando uma conexão com a internet e tecnologia da ACRCloud, uma companhia também chinesa especializada em soluções musicais, a ideia é que o sistema faça uma consulta em um gigantesco banco de dados. Mas, mais do que isso, também aprenda com a maneira com a qual é utilizado, não apenas extraindo melodias de canções existentes, mas também reconhecendo a forma como os usuários a reproduzem, de forma a criar resultados cada vez mais corretos.

Os testes preliminares, que estão acontecendo no momento, são capazes de identificar de forma correta uma canção cantarolada pelo usuário por cerca de 20 segundos. De acordo com a ACRCloud, a mágica acontece por meio de sistemas que separam elementos das músicas, como vocais e instrumentos, reconhecendo elementos como ritmo, batidas, melodia e outros.

Além disso, fica clara a intenção da Xiaomi de, mais uma vez, criar soluções semelhantes às da Apple, que recentemente, integrou o Shazam ao iOS. Muito em breve, possivelmente já em março, os usuários chineses dos aparelhos da companhia já podem ter acesso à nova funcionalidade, caso os testes sejam satisfatórios.

Fonte: Mashable