Publicidade

Aplicativo anti-malware incorporado ao Android atinge o pior resultado em teste

Por| 21 de Agosto de 2018 às 21h10

Link copiado!

Aplicativo anti-malware incorporado ao Android atinge o pior resultado em teste
Aplicativo anti-malware incorporado ao Android atinge o pior resultado em teste
Tudo sobre Google

Embora a Google normalmente anuncie em alto e bom tom que o Play Protect é atualmente o anti-malware mobile mais usado no mundo, isso com certeza não serve como indicativo de eficiência. Conforme apontou um teste conduzido recentemente pelo instituto independente AV-Test, a solução de segurança incorporada ao Android é, para dizer o mínimo, uma das piores disponíveis.

A avaliação colocou 21 apps de proteção contra 2.945 dos mais recentes softwares maliciosos, incluindo ainda 2.709 amostras descobertas apenas quatro semanas antes do processo. Às performances de cada aplicativo foi então atribuída uma pontuação variando de 0 a 6.

O Play Protect foi o único a zerar, apresentando taxa de detecção de 70,1% e de proteção em tempo real de 49,4%; na média, as demais aplicações apresentaram resultados de 97,4% e 96,7% para os referidos campos. De fato, apenas outros quatro apps ficaram abaixo dos seis pontos.

Pontos em usabilidade

Continua após a publicidade

O aplicativo da Google se deu bem apenas no quesito “usabilidade” — critério que reúne pontos como consumo de bateria, impacto na performance do aparelho e sobre o tráfego de internet, embora considere também “falsos positivos” (arquivos normais identificados como malware).

Por fim, é provável que a base de 2 bilhões de usuários do Play Protect precise considerar outras aplicações mais eficientes para proteção do Android. Embora os resultados provavelmente sejam menos alarmantes para utilizadores que baixem apps de terceiros em menor quantidade, qualquer heavy user que se preze pode acabar com problemas caso dependa da solução que vem de fábrica com o Android.

Fonte: AV-Test