Apenas 4% dos usuários Android conseguem ver os novos emojis

Por Redação | 13 de Janeiro de 2017 às 18h24

O Android 7.0 Nougat chegou como o salvador da pátria para aqueles usuários do sistema operacional móvel do Google que desejam ver os 72 novos emojis suportados pelo Unicode 9. Mas o problema é que, até agora, apenas 4% dos donos de Android conseguem usufruir da novidade.

Esse número corresponde a quantidade de dispositivos que suportam o novo padrão e que, consequentemente, mostra a porcentagem referente a quem já usa o Android 7.0. O número é muito baixo se comparado ao concorrente: 84% dos dispositivos da Apple já rodam o novo iOS 10, última versão do sistema móvel da Maçã.

Esse problema vai muito além da questão do uso de emojis, mas coloca o dedo na maior ferida do Android, que é a fragmentação do sistema. Muitos fabricantes continuam distribuindo versões antigas do SO e muitas delas sequer pensam em atualizá-las no futuro. E, a menos que você seja dono dos novos Pixels, também vai ficar para trás em algum momento.

A segregação da base de usuários é um problema tanto para desenvolvedores quanto para usuários, pois força os aplicativos que dependem de uma determinada API ou recurso a serem invalidados ou simplesmente ficarem indisponíveis em versões anteriores do sistema.

É claro que a solução para este problema não é tão simples, afinal o Google não pode obrigar as fabricantes a lançar apenas dispositivos compatíveis com as mais recentes versões do Android. No ano passado, o gigante da internet chegou até mesmo a divulgar a chamada "lista da vergonha", onde classificava as piores empresas no quesito atualização, envolvendo correções de segurança e a própria versão do Android.

Via Phone Arena