Apenas 13,5% dos smartphones Android estão rodando o Nougat

Por Redação | 09 de Agosto de 2017 às 13h16

Uma das críticas mais frequentes ao Android é com relação à fragmentação do sistema e a dificuldade de manter os aparelhos atualizados. Isso se confirma ao olhar os dados mais recentes: a versão Nougat atingiu apenas 13,5% de adoção entre os aparelhos.

Lançado há quase um ano com poucas novidades no visual e alguns recursos interessantes, como uso menor da bateria e multijanelas, o Nougat vem tendo uma adoção bastante lenta. Ele levou cinco meses até superar a marca do 1%, e foram necessários dez meses para estar presente em 10% dos aparelhos, marca atingida em julho.

Os 13,5% de participação do último relatório são bastante inferiores em relação à versão anterior: o Marshmallow está instalado em 32,3% da base de aparelhos. Juntas, as versões Marshmallow 6.0 e Lollipop 5.0 e 5.1 correspondem à maioria dos dispositivos: são, ao todo, 61,5% dos aparelhos rodando sistemas de dois a três anos de idade. Até o “velhinho” KitKat é mais popular: a versão 4.4 do Android tem 16% de presença na base instalada.

Tabela de adoção de versões do Android
Dados coletados entre 1/8/2017 e 8/8/2017. Fonte: painel do desenvolvedor do Android

Além da já conhecida dificuldade de atualização do sistema, que depende das fabricantes de aparelhos, também pesa contra a adoção do Nougat o comportamento dos consumidores: há uma tendência de ficar mais tempo com o mesmo smartphone, como lembra o site especializado Phandroid.

O lançamento do Android O, versão 8 do sistema, está previsto para os próximos meses, e deverá contar com uma forma de atualização por streaming para facilitar a vida de quem tem pouco espaço no smartphone.

Mesmo com a proximidade de uma nova versão, o Nougat não dá sinais de se tornar maioria entre os usuários. E você, já está rodando o sistema no seu smartphone?

Fonte: Android Developers via Phandroid

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.