Apenas 0,5% dos aparelhos com Android usam a versão Marshmallow

Por Redação | 10 de Dezembro de 2015 às 16h20
photo_camera Divulgação

O Google adotou com o Android uma estratégia bem diferente da Apple com o iOS. Enquanto o sistema da Maçã está presente apenas nos gadgets próprios da companhia, o robô verde é disponibilizado gratuitamente para qualquer fabricante de tablet e smartphone, que pode modificá-lo de diversas maneiras antes de embarcar o sistema operacional em um aparelho.

Se isso ajudou a tornar o Android o sistema portátil mais popular do mundo, fez também com que novas atualizações demorem a chegar à grande maioria dos dispositivos. E os mais recentes dados sobre a porcentagem de uso de cada versão do sistema deixam isso bem claro: apenas 0,5% dos gadgets utilizam o Android 6.0 Marshmallow, a mais recente versão da plataforma.

De acordo com o site oficial dos desenvolvedores do Android, a versão mais utilizada ainda é a 4.4 KitKat, presente em 36,6% dos aparelhos. Para se ter uma ideia, a versão mais recente do sistema da rival Apple, o iOS 9, está presente em 70% dos aparelhos da Maçã. Além disso, outros 22% utilizam a versão anterior, o iOS 8, totalizando 92% dos usuários com uma das duas versões mais atualizadas. Enquanto isso, apenas 30% dos utilizadores do Android estão com ao menos uma das duas versões mais recentes.

Fatia de mercado de versões do Android

Fatia de mercado das versões do Android. (Foto: Reprodução/Android Developers)

Depois do KitKat, a versão mais usada do Android ainda é a Jelly Bean (versões 4.1.x, 4.2.x e 4.3), com 26,9% dos aparelhos. Até mesmo versões bem antigas, como a Ice Cream Sandwich (4.0.3 e 4.0.4) e a Gingerbread (2.3.3 a 2.3.7) são mais utilizadas do que a Marshmallow, com fatia de mercado de 2,9% e 3,4%, respectivamente. Enquanto alguns aparelhos têm recebido a versão 6.0.1, a maioria ainda nem chegou a 5.0 — confira nesta lista se o seu dispositivo será atualizado para o Android Marshmallow.

Fontes: Android Developers, Apple