Android vai simplificar o uso do celular como roteador

Por Redação | 20 de Janeiro de 2017 às 23h38

Um novo recurso que deve chegar aos poucos para alguns usuários do Android foi percebido pela turma do site Android Police: trata-se de uma função chamada "Instant Tethering", ou conexão instantânea, na tradução livre. A novidade parece ter sido baseada em algo que o iOS traz há muito tempo para os iPhones, que é a praticidade de usar o telefone como roteador para o computador ou dispositivo que precisa da conexão.

O tethering, aliás, funciona assim: suponhamos que você esteja usando um desktop ou notebook e não consegue se conectar a uma rede local ou simplesmente está em um lugar onde não existe Wi-Fi disponível. Você pega o celular e roteia a internet a partir dele para o computador, usando o 3G ou o 4G do seu plano móvel. No Mac/iPhone, basta clicar no ícone do Wi-Fi e selecionar o dispositivo que está liberando o sinal. No Android, a função existe, mas é um pouco mais confusa.

A novidade traz uma maneira mais simples para os usuários do sistema do Google se conectarem a seus aparelhos. Atualmente, configurar todo o passo a passo para rotear a internet de um smartphone Android para um computador ou outro dispositivo exige todo um passo a passo, e muitos usuários sequer sabem da existência de ter um hotspot sempre à mão.

A atualização começou a ser liberada via Google Play Services 10.2, e a ideia é simplesmente tornar um recurso já existente no Android mais fácil de usar. Basta ter todos os dispositivos associados com uma conta no Google para facilitar o processo sempre que a conexão cair. Sendo assim, se um de seus dispositivos perder a conexão, ele vai automaticamente te perguntar se você quer se conectar com outro, que no caso, servirá de roteador, via Bluetooth.

O Instant Thethering é tão prático que inclusive mostra, na tela do computador, tablet ou qualquer outro dispositivo que esteja conectado ao smartphone, o quanto falta de bateria. Isso é muito prático para que o usuário tenha ideia de quanto tempo ele consegue ficar conectado até resolver suas pendências online.

O recurso vai chegar primeiro aos Nexus e aos Pixel, e nem todos os sistemas atualizados receberão a ferramenta logo de cara. Para ver se seu dispositivo já ganhou a função nova, basta ir até as configurações do sistema e abrir o menu Google. É lá que o Instant Tethering deve aparecer. Vale lembrar que, dependendo da operadora e do plano contratado, a prática do tethering pode estar limitada ou inexistente.

Via Android Police

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.