Android TV ganha versão adaptada para PC

Por Redação | 21.06.2016 às 11:18 - atualizado em 21.06.2016 às 15:44

O Android TV ganhou uma versão compatível com PCs x86. A novidade, entretanto, não veio das mãos do Google, mas sim do usuário "Geek Till it Hertz", o mesmo que já havia adaptado o sistema para o Raspberry Pi.

Na prática, isso significa que podemos instalar, claro que sem o suporte oficial do Google, o sistema operacional em qualquer PC da plataforma Intel ou AMD e transformá-los em verdadeiras centrais multimídia domésticas.

Vale lembrar que o projeto original do Android visava funcionar somente em dispositivos baseados na arquitetura ARM, ou seja, smartphones, tablets e dispositivos móveis em geral. Mais tarde, o Google chegou até a adicionar o suporte oficial a alguns processadores móveis da Intel, mas, até então, a arquitetura x86 não chamava muita atenção da empresa. A partir disso começaram a surgir projetos conhecidos, como o Android-x86 e, mais recentemente, o Remix OS, ambos voltados para o uso do Android nos PCs tradicionais.

Ao que tudo indica, a maior parte do sistema operacional já está funcionando, tudo graças ao trabalho inicial de "Geek Till it Hertz". Uma segunda build da versão adaptada do Android TV já é descrita pelos responsáveis como "quase pronta" para o usuário comum.

No vídeo abaixo, podemos constatar que a interface do sistema, o Wi-Fi e o menu de configurações estão funcionando - até mesmo alguns apps já podem ser instalados sem qualquer problema. Por enquanto, o único app que ainda apresenta alguns erros é o YouTube.

A possibilidade de rodar o Android TV na arquitetura x86 pode abrir portas para que novos dispositivos venham de fábrica com o sistema pré-instalado. Quem quiser se aventurar, um vídeo tutorial ensina como instalar o sistema em qualquer PC:

Via: Geek Till it Hertz