Android TV começa a mostrar anúncios na tela principal

Por Rubens Eishima | 20 de Agosto de 2020 às 12h30

Anunciada no começo do mês pelo Google, a exibição de propagandas na tela inicial do Android TV começou a ser ativada em aparelhos com o sistema. Segundo o Google, o “recurso” estará disponível a princípio para usuários nos Estados Unidos, mas há um jeito temporário para desativar os anúncios.

Curiosamente, apesar de já estar ativado em aparelhos de TV que usam o sistema de fábrica, proprietários do Nvidia Shield relatam que os anúncios não são exibidos neste aparelho, mesmo após a instalação das atualizações para exibição das propagandas.

Os anúncios são exibidos em uma nova linha no topo da tela principal do Android TV. Os usuários verão no local sugestões de filmes e séries escolhidas pelo Google, que podem se basear nas configurações de anúncios e histórico da conta.

Remoção de atualizações bloqueia anúncios

Uma gambiarra para impedir a exibição das propagandas pode ser feita desinstalando as atualizações do aplicativo “Android TV Home”. O processo se dá acessando as configurações do aparelho e seguindo o caminho Aplicativos > Ver todos os aplicativos. Após selecionar a exibição de aplicativos de sistema, encontre o app “Android TV Home” e escolha a opção “Desinstalar atualizações”.

O processo reverte o aplicativo de tela inicial do sistema para a versão de fábrica. Contudo, antes disso, leve em conta os seguintes aspectos:

  1. Os anúncios estão disponíveis apenas nos Estados Unidos (na data de publicação do texto);
  2. A remoção das atualizações pode trazer bugs de estabilidade e segurança ao aparelho;
  3. Uma nova atualização de sistema do dispositivo pode forçar a exibição dos anúncios.

Você tem algum dispositivo com Android TV? O que achou da novidade? Deixe sua opinião aqui embaixo, nos comentários.

Fonte: 9to5Google (1, 2)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.