Android terá em breve barra de navegação inferior igual ao iOS

Por Redação | 16 de Março de 2016 às 10h18
photo_camera Divulgação/Google

Uma nova atualização das diretrizes de design do Android vai permitir que o sistema operacional mobile do Google se torne um pouco mais parecido, ao menos no aspecto visual, do seu principal rival, o iOS. Isso porque, de acordo com o documento publicado nesta semana, a partir de agora os designers poderão utilizar uma barra de navegação na parte de baixo da tela, exatamente como acontece no sistema da Apple.

No guia, o Google faz um detalhamento completo sobre a “Bottom navigation”, indicando combinações de cores possíveis e também o comportamento da barra durante a navegação — por exemplo, ela deve sumir da tela quando o usuário desliza a página para cima ou para baixo, voltando a aparecer assim que a tela se torna estática novamente. Outros dados técnicos, como tamanho e proporção de ícones, também constam nas novas diretrizes de design do Google.

“A navegação inferior oferece uma navegação rápida entre os principais destinos de um aplicativo”, informa o documento. “Ela é desenvolvida essencialmente para uso no mobile”. No texto, a gigante da web também recomenda que o recurso seja usado sempre que houver “de três a cinco destinos de alto nível com importância similar”, funcionando como alterativa para a gaveta de navegação; ou ainda quando “destinos requererem acesso a partir de qualquer lugar do app”, em forma de alternativa às abas para apenas um ou dois destinos.

Bottom navigation

Android pode ficar ainda mais parecido com o iOS. (Foto: Divulgação/Google)

Até agora, o Google vem sempre apostando forte nos menus sanduíche ou então de três pontinhos para reunir os destinos mais importantes de um aplicativo. Pelo visto, a opção semelhante à da Apple no iOS para deixar tudo mais à vista começa a seduzir os designers do sistema do robô verde.

Fonte: Google