Publicidade

Android supera Windows como sistema operacional mais usado do mundo

Por| 03 de Abril de 2017 às 11h32

Link copiado!

Android supera Windows como sistema operacional mais usado do mundo
Android supera Windows como sistema operacional mais usado do mundo
Tudo sobre Opera

Foi-se o tempo em que o Windows era o maior sistema operacional do mercado. Embora a Microsoft ainda tenha uma base de usuários gigantesca, outra empresa acaba de superá-la com uma plataforma de bolso. Sim, o Google acaba de assumir a liderança graças ao Android, que passa a ser o sistema mais popular do mundo.

A constatação foi feita pela empresa Statcounter, especializada na realização de pesquisas e estatísticas. Segundo a companhia, no último mês de março, os usuários do Android representavam 37,93% de atividade em suas redes, ao passo em que o Windows trazia “apenas” 37,91%. A diferença é pequena, mas é a primeira vez que a Microsoft perde a liderança, o que é algo bem significativo e até mesmo histórico, pois mostra como o mercado mobile está em exponencial crescimento enquanto a linha de desktops e notebooks ainda segue em uma aparente letargia ao longo dos últimos anos.

Por outro lado, como aponta o site TechCrunch, esses valores não são absolutos, mas apenas referenciais. A Statcounter computa somente a utilização e não número de usuários, o que pode criar algumas distorções. Ainda assim, continua sendo uma virada interessante na realidade do mercado, principalmente quando lembramos que a análise é feita com base no acesso a determinados sites. Ao todo, são 2,5 milhões de páginas que integram o banco de dados, o que gera algo próximo de 15 bilhões de visualizações em um único mês — ou seja, um bom referencial para analisar o perfil desse usuário.

Continua após a publicidade

A empresa até liberou um gráfico que mostra a evolução desses números ao longo dos últimos cinco anos. O Windows teve uma queda absurda em sua participação do mercado. Em março de 2012, o sistema da Microsoft representava mais de 80% do mercado e, desde então, segue em franca disparada com apenas alguns poucos pontos de respiro — como no lançamento do Windows 10 —, mas sem grandes reviravoltas. Não por acaso, atualmente conta com apenas 37,91% de participação.

Já em relação ao Android, a curva é oposta. Há cinco anos, o sistema não respondia nem mesmo por 5% dos usuários, ficando abaixo do iOS e do OS X. Contudo, ele seguiu crescendo até chegar ao nível atual. E, se o começo foi tímido, as coisas começaram a melhorar bastante já a partir de 2014, quando o aumento fica cada vez maior.

Outro dado curioso diz respeito à Apple. Ainda que seus sistemas não ocupem uma parcela muito grande do mercado (um pouco mais de 10% para o iOS e menos ainda para o OS X), a empresa também viu a mudança de perfil em seus usuários ao longo desse mesmo período. Em 2012, tinha mais gente usando o sistema de notebook e computador do que seu equivalente móvel. Porém, o número de usuários do OS X permaneceu praticamente estático durante esse tempo, enquanto o número de iPhones dobrou.

Isso mostra que essa mudança de paradigma não diz respeito apenas ao Windows e Android, mas algo geral. As pessoas estão consumindo mais conteúdos pela tela de seus smartphones do que em computadores, que estão cada vez mais destinados a áreas de trabalho do que uso doméstico. E isso ajuda a entender também porque a venda de PCs e notebooks vem caindo ao longo dos últimos anos enquanto smartphones vendem cada vez mais.

Continua após a publicidade

Fonte: TechCrunch