Android Q: qual será o nome oficial da nova versão do sistema da Google?

Por Rafael Rodrigues da Silva | 08 de Maio de 2019 às 21h03
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

Na última terça-feira (7), durante o evento Google I/O, a Google apresentou diversas novidades e modificações que ela irá introduzir no seu próximo sistema operacional, por enquanto conhecido apenas pelo codinome Android Q. Enquanto a revelação do nome oficial era algo esperado por muita gente e que ainda não foi feito pela empresa, por enquanto o que gente pode fazer é tentar descobrir qual será o nome do próximo sistema operacional Android — se é que ele, no fim, não vai se chamar só Android Q mesmo.

Android Quiche

Ainda que não seja exatamente uma sobremesa, a quiche é, muito provavelmente, a comida iniciada com a letra Q mais conhecida do mundo. Mesmo que o sabor mais conhecido de Quiche seja o de bacon, queijo e alho poró, há também algumas versões doces do prato, como recheios como doce de banana e chocolate.

Android Quindim

O nosso “pudim” brasileiro de açúcar, coco e gema de ovos é considerado como um dos favoritos para nomear a próxima versão do Android. Afinal, o Quindim não apenas é uma das poucas sobremesas existentes com a letra Q, como o nome dele é relativamente pequeno e fácil de ser pronunciado até por aqueles que não falam português. O único ponto contra ele é o regionalismo, já que fora do Brasil praticamente ninguém conhece essa iguaria.

Android Queijadinha

Outro doce brasileiro lembrado nas listas de possíveis nomes para o novo Android, a queijadinha é uma sobremesa típica da região sudeste do país, e foi criado em meados do século XVIII, quando um escravo modificou a receita da tradicional queijada portuguesa, substituindo o queijo por coco. Apesar de “Android Queijadinha” ser um dos nomes mais legais de se falar dessa lista, a chance dele ser escolhido é bem pequena, pois além de ser um doce conhecido apenas em uma pequena região do mundo, a pronúncia da palavra pode se mostrar complicada para os não falantes de português.

Android Quebra-queixo

Se tem algo que não falta na culinária brasileira são sobremesas de coco que começam com a letra Q. O quebra-queixo também é um doce bem típico do país, e lembra um pé-de-moleque só que, ao invés de amendoim, utiliza-se coco. Ainda que “Android Quebra-Queixo” seja um ótimo nome para demonstrar a solidez de um sistema operacional, dificilmente seria escolhido pelos mesmos motivos da queijadinha: é pouco conhecido e pode criar dificuldades de pronúncia para os gringos.

Android Quebec

Apesar de a tradição da Google ser nomear seus sistemas operacionais com o nome de um doce, o fato de existirem poucos doces com a letra Q — e praticamente todos eles serem iguarias bem regionais e pouco conhecidas pelo mundo como um todo — há sempre a chance da empresa quebrar suas próprias regras e escolher o nome que não seja de um doce para o sistema. E, nesse caso, Android Quebec pode ser uma das opções. Além de ser uma das cidades mais belas do Canadá, na Linguagem Fonética Internacional (aquela que policiais e outros profissionais que utilizam comunicação via rádio utilizam para soletrar palavras e placas de carros) Quebec é a palavra usada justamente para indicar a letra “Q”, então ao sair dos nomes de doces essa pode ser uma das primeiras opções.

Android Quidditch (ou Quadribol)

O Quidditch — ou, como é conhecido no Brasil, Quadribol — é um esporte do universo de Harry Potter que parece ser uma mistura futebol e rugby praticado em cima de vassouras voadoras e que possui uma uma jogada que, quando completada, invalida todo o resto da partida e define o vencedor - independente do placar que estava até aquele momento. E seria um nome que faz sentido para o sistema: não só Harry Potter é extremamente popular em todo o mundo, como ignorar tudo o que aconteceu antes por conta de uma regra arbitrária é exatamente o que a Google estaria fazendo caso não dê à nova versão do Android um nome baseado em sobremesa.

Android Quaker

A Google já possui um histórico de, quando preciso, não escolher uma sobremesa em si, mas a marca de um doce (como o Android Kit Kat e Android Oreo ajudam a provar). Assim, uma das marcas mais conhecidas do mundo em matéria de alimentos com a letra Q é a Quaker. Tudo bem que aveia não é algo necessariamente doce, mas também não é algo necessariamente salgado, sendo na verdade um negócio sem gosto que você mistura em qualquer alimento que queira dar maior “sustância”. Por isso, Quaker pode ser justamente o nome escolhido pela Google para o Android Q, já que a empresa sabe que precisar misturar alguma coisa ao nome de seu novo sistema pra dar “sustância” a ele, mesmo que no fim fique algo meio sem graça.

Android Quill

Palavra em bastante desuso na língua inglesa, “quill” pode ser traduzido para o português como “pena de escrever” — não o sentimento de pena, mas aquelas canetas bem antigas que não eram bem canetas, mas penas de algum pássaro que você molhava a ponta em um pote de tinta para escrever. Não é uma escolha das mais lógicas, mas se até algumas semanas antes do lançamento a empresa ainda não tiver se decidido sobre qual será o nome de seu novo sistema, “quill” pode ser uma opção escolhida por pena.

Android Quota

Quota não é o nome mais bonito, nem o mais elegante, nem o mais diferente. Ele não tem nenhuma relação com a história da Google ou do desenvolvimento do Android, ou com qualquer um dos executivos e engenheiros da empresa. É um nome, sim, genérico e sem graça, que literalmente está sendo usado apenas para suprir a cota de nomes desta lista.

Android Quixote

Decidir o nome do próximo sistema Android sempre parece uma tarefa impossível igual a matar gigantes, e faz com que a imprensa passe meses pensando em todas as possíveis possibilidades e cenários de o que seria levado em conta pela Google para essa nomeação e, no fim, esse gigante era apenas um moinho de vento e a empresa revela o nome mais previsível possível. Então, nesses exercício de moinhos e gigantes, Quixote pode ser uma opção tão válida quanto qualquer outra apresentada por aqui.

Android Quiz

Qual será o próximo nome do Android? Quando ele será lançado? Por que a Google ainda não deu nenhuma pista sobre o nome oficial do sistema? Por que a gente fica preocupado com isso? Por que “tudo junto” escreve separado e “separado” escreve tudo junto? Com tantos perguntas, a Google poderia já assumir a qualidade esfíngica de seu sistema operacional e chamar ele logo de Android Quiz. Afinal, como diria o poeta, “se eu gostasse de enigma eu fazia parte da gangue do Scooby-Doo”.

Android Q

E, claro, há sempre a opção da total falta de imaginação de chamar o novo sistema operacional oficialmente de Android Q. Sem sobremesas, sem piadinhas e sem palavras rebuscadas. Apenas Q. A empresa pode falar ainda que é uma homenagem ao personagem dos filmes de James Bond, que sempre garante para o agente os aparelhos e armas que irão garantir que ele consiga completar sua missão — assim como o Android oferece para os usuários os aplicativos que irão facilitar a vida deles. E, quando os celulares de algumas marcas começarem a explodir, as empresas podem economizar uma grana em processos falando que era esse mesmo o objetivo, botando a culpa no usuário de não ter lido o manual direito para saber quantos vezes era preciso apertar o botão externo para armar ou desarmar a bomba em forma de smartphone.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.