Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android Q pode ser compatível com smartphones sem touch

Por| 19 de Março de 2019 às 20h30

Link copiado!

Android Q pode ser compatível com smartphones sem touch
Android Q pode ser compatível com smartphones sem touch
Tudo sobre Google

A Google pode estar trabalhando em um novo sistema para o Android voltado a aparelhos sem touch. Isso mesmo, a companhia deve ajustar a navegação para que usuários possam usar teclas físicas sem seu device para navegar por aplicativos.

A suspeita veio a partir de mudanças no Google Chrome, em cujas linhas de código já há a opção de navegação por botões físicos. No navegador para Android, aparecem na tela os comandos relativos a cada um dos botões do teclado numérico. Apertando 1, inicia-se a busca, 2 coloca em tela cheia e por aí vai.

A funcionalidade pode ter sido lançada para melhorar a navegação para o Android TV, no qual geralmente se usa um controle de televisor com botões números físicos para a navegação. Contudo, uma foto de um desenvolvedor no blog do Chromium (versão do navegador para desenvolvedores) mostra o sistema usado em versão vertical, como se fosse para smartphone. Ou seja, não apenas para Android TV.

Continua após a publicidade

Essa movimentação seria para conseguir um mercado que a Google chama de “o próximo bilhão”. Ela se refere a usuários de aparelhos de entrada, abaixo dos US$ 100, comum em regiões de mercados emergentes como Índia e até mesmo Brasil.

Outro ponto apresentado pelo desenvolvedor no blog do Chromium é de que a resolução da tela é de 480p, o que é bastante abaixo dos padrões de hoje. Ou seja, mais uma vez excluindo a possibilidade de ser uma tela de TV e reforçando o caráter de que seria voltado para smartphones de entrada.

A empresa também pode estar trabalhando para trazer o Android de volta a alguns aparelhos retrô. Por exemplo, no ano passado, a Nokia apresentou um novo modelo do 8110, novamente com teclado mecânico.

Apesar dos rumores e especulações, a empresa ainda não confirmou o desenvolvimentos dessas novas ferramentas para o Android Q.

Continua após a publicidade

Fonte: 9To5Google, Chromium Blog